Maju Cotrim
O deputado estadual, Marcus Marcelo fez um balanço de sua atuação e falou das perspectivas para o segundo semestre.
“Eu entendo que nós tivemos a oportunidade de apresentar várias demandas, várias matérias com o intuito maior de buscar, através delas, melhorar a qualidade de vida da população tocantinense. Como exemplo, a recuperação das estradas, das TOs, que nosso gabinete aberto recebeu muitas demandas nesse sentido, garantindo o direito de ir e vir das pessoas, abordando questões de saúde, transporte escolar, produção e escoamento da produção”, disse.
Ele contou ainda: “Tivemos respostas positivas por parte do governo, como a exemplo da TO 421, estrelando a ligação entre Araguaína e o município de Babaçulândia, povoado no Mato Verde. Estivemos presentes lá, em reunião com a comunidade, produtores e chacareiros daquela região. Também trouxemos uma comissão onde fizemos uma reunião com o presidente da AGETO, e após toda essa situação, houve o compromisso de encaminhamento das máquinas para a recuperação e cascalhamento daquela via. Outro exemplo é o da Daiara 422, importante TO que liga o Distrito Agroindustrial da cidade de Araguaína, que após nossa cobrança em requerimento, teve suas obras retomadas e está bem avançada. Há também TOs importantes que ligam os municípios de Arapoema e Palmeirante, como o 164 e 429. Então, foi bastante produtivo”, disse.
O parlamentar se destacou com a apresentação de projetos importantes. “como o AMPARA, que é um projeto que assiste com benefício às crianças vítimas de feminicídio. Apresentamos a revisão do plano de carreira e aumento de salário dos professores e profissionais da educação, que é uma demanda antiga e que vamos retomar essa pauta agora no segundo semestre, aguardando o retorno do governo do estado através da secretaria, pois já passou da hora de revisar o plano de carreira e salário dos professores. Cobramos, fui o primeiro parlamentar, logo no início, a levantar a discussão da perícia para o INSS, inclusive cobrando da bancada federal. Essa é uma necessidade não só no município de Araguaína, mas também em outros municípios do estado, devido à falta de perícia médica para o INSS. Realizamos a primeira audiência, fruto de um requerimento nosso. Foi uma grande audiência pública debatendo a saúde do estado, que é complexa e, na minha condição de deputado e representante da população, entendo que precisamos melhorar a condição de saúde para a nossa gente. Fizemos um amplo debate com presenças importantes nessa audiência pública e apresentamos um requerimento no intuito de trazer de volta a UNITINS para a cidade de Araguaína, incluindo o programa do TO Graduado. Entendo que Araguaína, sendo referência na educação do estado e do Brasil, não pode deixar de ter a UNITINS”, lembrou.
O segundo semestre
“A expectativa é de muito trabalho para esse segundo semestre. Quero iniciar com um relatório de tudo o que apresentamos para que possamos cobrar respostas, pois não basta apenas apresentar, é importante termos essas respostas. Nosso gabinete tem sido um espaço aberto, acolhendo os cidadãos que nos procuram, e temos recebido inúmeras pautas importantes que temos apresentado e que vamos cobrar o retorno do governo do estado, pois a importância dos requerimentos e projetos é justamente terem retorno efetivo. Vamos iniciar esse semestre com ampla discussão sobre a tarifa da rede de esgoto, que tem sido objeto de reclamações e preocupações dos tocantinenses. Já apresentamos o requerimento, que será votado nas próximas sessões, solicitando uma revisão e discussão da tarifa de esgoto e tarifa de serviço, buscando reduzir seu valor, que tem sido muito alto e gerado muitas queixas na população. Temos muito trabalho pela frente e tenho convicção de que nosso gabinete tem sido um instrumento para representar o sentimento da população e melhorar a condição de vida dos tocantinenses”, citou.
Marcus encerrou ainda: “Sobre a prestação de contas, não tenho preocupação com a quantidade de propostas e matérias, mas sim com a mudança efetiva na vida das pessoas. Vamos continuar da mesma forma, interessados em apresentar proposituras que tenham eficácia e, de fato, mudem a realidade dos tocantinenses, melhorando sua qualidade de vida. Essa é nossa missão, trabalhar para melhorar a infraestrutura do nosso estado, a educação e avançar na discussão da energia renovável. Seremos mais rigorosos na fiscalização do funcionamento geral do nosso estado, buscando garantir que os recursos e dinheiro sejam bem aplicados para oferecer serviços de qualidade à nossa gente”, avisou.