Ícone do site Gazeta do Cerrado

32 anos: Ao lado do vice e secretários, Cínthia entrega casas a famílias palmenses; Estado reforça parceria

Equipe Gazeta do Cerrado

A parada técnica do presidente Jair Bolsonaro em Palmas, acabou impedindo o governador Mauro Carlesse de comparecer à entrega das 240 unidades habitacionais do Jardim Santo Amaro, na região Norte da Capital.

Mas Carlesse mandou seus secretários de peso para prestigiar o evento, que contou com a presença do Secretário Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos que representou o ministro. O vice- prefeito, André Gomes também participou da cerimônia.

Sebastião Albuquerque, chefe de gabinete de Carlesse, representou o governador. Ele destacou que a parceria com a prefeitura só tende a crescer.

Presentes ainda os secretários Juliana Passarin, Élcio Mendes e Cristiano Sampaio da área de segurança pública.

Pela AL estava ainda o deputado Cleiton Cardoso.
O evento também foi prestigiado pelos vereadores da base.

O Residencial Santo Amaro faz parte do Programa Minha Casa Verde e Amarela – Faixa I, integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com a Prefeitura de Palmas. O empreendimento é composto por 240 apartamentos e será entregue com Centro Comunitário, área de lazer e playground.

Com essas unidades foram beneficiadas famílias impactadas por intervenção de urbanização do setor Santo Amaro, que residiam nas Áreas Públicas Municipais (APM) e Áreas de Proteção Permanente (APP), não passíveis de regularização, nos setores Santo Amaro e proximidades. As unidades remanescentes do empreendimento foram sorteadas entre candidatos inscritos no cadastro habitacional de Palmas.

Alegria dos moradores

Moradora de Palmas há 27 anos, Giovana Alves Jorges, de 43 anos, juntamente com seu esposo Delsomar Ribeiro de Souza, de 44 anos, estão ansiosos para estar em um local que possam ‘chamar de seu’. “Moramos em um barraco cedido, de apenas um quarto, com nossos três filhos, por isso a emoção é muito grande de receber esse apartamento, todo novinho”. Ela conta que morou de aluguel por alguns anos, e no momento de comprovar que era moradora de Palmas teve muito medo de não conseguir, pois não tinha contrato de aluguel, nem conta em nome deles, mas conseguiu a comprovação na unidade de saúde. “Foram meses de muita ansiedade, mas conseguimos nosso imóvel”, conta ela aliviada.

Já para Rosilma Pereira de Souza, de 37 anos, que mora em Palmas há 20 anos, receber esse novo apartamento é poder deixar algo de herança para o filho de 5 anos, Emanuel. “Estou apaixonada, já sonho com tudo mobiliado. E o melhor, posso dizer que é meu, e posso ter algo pra deixar pro meu filho. Só tenho a agradeço a Deus”. Emanuel conta que no dia da vistoria do imóvel amou brincar no parquinho do prédio.

Para quem vive irregularmente em área verde, em um barraco de madeira, a emoção pode ser ainda maior. Maria de Jesus Pereira dos Santos, de 41, doméstica, mãe solteira de 5 filhos, sabe bem como é. Agora a área irregular na região Norte será deixada para traz, e ela irá para a tão sonhada casa própria, sem nenhum custo em prestação habitacional. “Estou muito feliz, sem palavras. No barraco quando chovia caia parte, era muita preocupação. Agradeço a Deus por essa oportunidade”.

Sair da versão mobile