Ícone do site Gazeta do Cerrado

35 anos Tocantins: Claudia Lelis faz homenagem a pioneiros de Taquaruçu durante Sessão Solene na Assembleia

Foto – Divulgação

A Sessão em comemoração aos 35 anos da criação do Estado do Tocantins, aconteceu nesta quinta-feira, 28, e a deputada estadual Claudia Lelis (PV) fez homenagem a dois moradores do Distrito de Taquaruçu, localizado a 40 km de Palmas. A sessão contou com a presença do vice-governador Laurez Moreira (PDT) e de outras autoridades que contribuíram no processo de criação do Estado.

A deputada homenageou o morador mais velho de Taquaruçu, Anízio Moura, 106 anos, e está há 79 anos morando no Tocantins. A outra homenagem foi para a primeira vice-primeira dama de Palmas, Maria do Socorro, esposa do vice-prefeito, João Alves de Oliveira. Ambos escolherem o distrito de Taquaruçu para morar e construir suas famílias.

A deputada Claudia destacou a importância dessas homenagens nestes 35 anos do Tocantins. “ É uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho e dedicação destas famílias ao Tocantins. São pioneiros que dedicaram suor, muito trabalho e amor na construção do Estado e principalmente a Taquaruçu e Palmas. São pioneiros que merecem todas as nossas homenagens nestes 35 anos”, afirmou a deputada.

Homenageados – Anízio Moura

Publicidade

Natural do Maranhão, Anízio Moura da Silva está há 79 anos no Tocantins. Em 1944 se instalou no distrito de Taquarucu, quando ainda pertencia ao estado de Goiás, e nunca mais saiu. Com 106 anos, senhor Anízio é o morador mais ilustre e conhecido do distrito. onde mesmo com a idade avançada, ainda gosta de sentar na varanda da sua casa e admirar a bela serra do carmo e seus belezas naturais. É apaixonado pelo canto das araras e pelos pés de babaçu, tão abundantes na região. Tem 12 filhos tocantinenses , 32 netos, 38 bisnetos e 2 tataranetos.

Maria do Socorro de Morais

É pioneira deste estado, que hoje com 84 anos de vida se dedica 78 anos deles a essa terra a esse estado. Natural do Estado do Maranhão, veio com apenas 06 anos de idade onde a família em buscava terras férteis, um lugar para construir a vida e criar os filhos. A família se instalou no distrito de Taquarucu pela abundância de água e belezas naturais. Após crescer junto com Tocantins, Maria do Socorro se casou com João Alves de Oliveira – o Juan de Zelina (primeiro vice-prefeito de Palmas). Tiveram sete filhos e todos decidiram construir suas vidas e contribuir com o crescimento e desenvolvimento do Estado.

Fonte – Assessoria Claudia Lelis

Sair da versão mobile