Ícone do site Gazeta do Cerrado

3ª maior cidade do TO também flexibiliza uso da máscara com 67% de vacinados

Brener Nunes

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e fechados, tanto públicos quanto privados. No decreto, recomenda-se apenas o uso de máscara em ambientes de prestação de serviços de saúde, estabelecimentos de ensino e transporte coletivo de passageiros, e especialmente para os não-vacinados contra a COVID-19, imunossuprimidos e maiores de 60 anos.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município nessa terça-feira, 29., e já esta em vigor e tem validade até o dia 26 de abril de 2022, podendo sofrer alterações de acordo com a evolução do cenário epidemiológico.

Além das máscaras, o decreto ainda libera as atividades econômicas, sociais, religiosas, culturais, musicais, festivas e esportivas obedecidas todas as normas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde e as seguintes determinações:

I. exigir dos clientes e funcionários a assepsia das mãos com uso de pias com água corrente, sabão
e/ou álcool em gel a 70%, antes de entrar nos estabelecimentos;

II. controle do fluxo de clientes para que não haja aglomeração, e tenha o distanciamento social de ao menos 1 (um) metro;

III. estabelecer a disposição de mesas no local com distanciamento de um metro entre cada uma;

IV. monitorar a saúde dos colaboradores, por meio da aferição de temperatura, antes do início da jornada de trabalho, que, se verificada superior a 37.8ºC, implicará no encaminhamento para consulta na rede pública de saúde e, conforme avaliação do profissional médico, testagem rápida do coronavírus;

V. estabelecer lotação máxima no interior do estabelecimento de 70% da capacidade máxima.

Conforme o decreto, o descumprimento das normas constantes neste artigo sujeitará o infrator, conforme o caso, às penalidades administrativas, cíveis e criminais, inclusive, à cassação de alvará, para atividades comerciais, na hipótese de reincidência.

Também foram liberadas as atividades educacionais presenciais, desde que seguidas as normas sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS) e regras específicas criadas pelas instituições de ensino.

Gurupi possui 67.45% da população vacinada com duas ou dose única da vacina contra a Covid.

Sair da versão mobile