Ícone do site Gazeta do Cerrado

4 maneiras como a tecnologia está afetando os investimentos

Desde o início do processo de globalização, as tecnologias tem se desenvolvido numa velocidade incrível, resultando em produtos, serviços e aplicações que facilitam cada vez mais as nossas vidas. Essas tecnologias são aplicadas em diversas áreas, como saúde, segurança pública, mobilidade e, recentemente, o mundo dos investimentos. A tecnologia tem se mostrado cada vez mais importante para os investidores, trazendo facilidades e recursos de grande importância nos dias atuais. Com base nisso, vamos apresentar a seguir 4 maneiras como a tecnologia está impactando positivamente os investimentos e investidores.

Aplicativos que facilitam os investimentos na bolsa: Atualmente, a grande maioria das atividades e ações que realizamos podem ser feitas com o auxílio de aplicativos, disponíveis para celulares e/ou computadores. Com isso, existem milhares de aplicativos disponíveis no mercado financeiro que facilitam as operações de compra e venda de ações, emitindo alertas e trazendo uma enorme praticidade para operar e acompanhar as suas aplicações. Além dessas facilidades, existem aplicativos que diminuem e até removem as taxas de operações, como o Robinhood, que permite a negociação de ações com taxa zero e tem sido amplamente utilizado nos Estados Unidos nos últimos anos. Esses aplicativos são cada vez mais procurados por investidores do mundo todo, e são uma grande aposta para o futuro deste mercado.

Robôs investidores:

Assim como os aplicativos, que são grandes facilitadores na hora de investir, os robôs investidores conseguem aplicar uma automatização ainda maior e têm sido cada vez mais procurados por investidores de diversos setores. Desenvolvidos por diversas empresas de tecnologia, os robôs investidores podem vir com estratégias de negociação já definidas, ou permitirem a programação por parte do investidor, o que é recomendado para quem possui um conhecimento avançado nas linguagens e lógicas de programação. Esses robôs são excelentes alternativas para investidores que possuem pouco tempo disponível e também para quem deseja evitar ações impulsivas, uma vez que estas não são realizadas pelos robôs investidores!

Criptomoedas:

As criptomoedas começaram a ser utilizadas em 2009, e desde então vêm ganhando importância e participação no mundo dos investimentos. Utilizadas como uma espécie de reserva digital, as criptomoedas são fruto de uma tecnologia interessantíssima, assim como toda a tecnologia Blockchain. Além disso, os retornos elevados das principais criptomoedas nos últimos anos chamaram a atenção dos investidores, que precisam entender sobre a segurança das operações envolvendo criptomoedas antes de começar a investir. É importante destacar também que as criptomoedas são investimentos de alta volatilidade, podendo apresentar grandes alterações em seus preços em um pequeno intervalo de tempo. Ainda assim, são a esperança de quem luta por moedas descentralizadas e focadas na tecnologia!

Redes sociais:

As redes sociais também são tecnologias importantíssimas no que diz respeito aos investimentos. Afinal, estas redes possuem papel fundamental no acesso à informação, que é imprescindível para quem deseja investir em qualquer setor da economia mundial. Desta forma, cada vez mais você consegue encontrar informações de qualidade e interessantes sobre o mercado financeiro nas principais redes sociais do mundo, através de fotos e vídeos no Instagram e Facebook, vídeos no YouTube e também outras redes sociais que você pretenda utilizar. Felizmente, há muito conteúdo de qualidade disponível na internet, e a grande maioria deste conteúdo é disponibilizado de forma gratuita!

Desta forma, é possível perceber que a tecnologia contribui positivamente para os investimentos de diversas maneiras diferentes, disponibilizando novos meios de investimento, alternativas para auxiliar em suas dificuldades e até mesmo democratizando o acesso à informação, como destacamos nos tópicos anteriores. Sendo assim, podemos concluir que a tecnologia possui muita influência no desenvolvimento do mercado financeiro mundial e o seu desenvolvimento é fundamental para a movimentação da economia como um todo!

Sair da versão mobile