Ícone do site Gazeta do Cerrado

65 municípios se preparam para adesão a eleições com identificação biométrica

O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Flávio Leali, juntamente com o secretário de Tecnologia da Informação, Jader Gonçalves, e a secretária de Gestão de Pessoas, Cristiane Boechat, realizaram na tarde desta sexta-feira, (3/2), reunião por meio de videoconferência com as 17 Zonas Eleitorais que passam por revisão eleitoral e cadastramento biométrico.

Leali lembrou que no último dia 23/01, a presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, juntamente com a vice-presidente e corregedora eleitoral, desembargadora Jacqueline Adorno, receberam no TRE-TO representantes das 17 Zonas Eleitorais, quando foram repassados os objetivos e as estratégias que seriam adotados para a concretização da última fase da biometria no Estado do Tocantins.

A videoconferência realizada hoje é uma continuidade das ações institucionais e “visa esclarecer aspectos técnicos do projeto da biometria, além de promover a aproximação da Secretaria com as Zonas Eleitorais, encurtando os caminhos para solução dos problemas”, destacou o diretor geral.

“Durante a videoconferência apresentamos algumas questões técnicas e respondemos os questionamentos recebidos das Zonas Eleitorais. Nossa intenção é fazer um nivelamento, assim ao invés de responder só pra uma Zona Eleitoral, podemos responder a todas ao mesmo tempo”, explicou o secretário de TI.

Publicidade

A secretária de Gestão de Pessoas repassou informações sobre o apoio de servidores às Zonas Eleitorais e esclareceu aspectos relacionados às requisições de servidores e celebração de Termos de Cooperação para disponibilização de pessoal.

A reunião, realizada por videoconferência, se apresenta como uma alternativa eficiente para encurtar as distâncias e diminuir custos, otimizando o tempo e possibilitando o alinhamento das comunicações.

Última Fase

A última fase do Cadastramento Biométrico no Tocantins iniciou na última quarta-feira (1/2), em 17 zonas eleitorais restantes, abrangendo 65 municípios que ainda não realizam eleições utilizando a identificação biométrica. A nova fase segue até o dia 26 de maio, e após a conclusão dos trabalhos o Tocantins passará a ser 100% biométrico.

Zonas Eleitorais

Passam por recadastramento biométrico os eleitores das Zonas Eleitorais de Filadélfia (8ª ZE), Tocantinópolis (9ªZE),  Araguatins (10ª ZE), Itaguatins (11ª ZE), Xambioá (12ª ZE),  Formoso do Araguaia (15ª ZE), Colmeia (16ª ZE), Peixe (20ª ZE), Augustinópolis (21ª ZE), Araguacema (24ª ZE), Ponte Alta do Tocantins (26ª ZE),  Wanderlândia (27ª ZE), Araguaçu (30ª ZE), Arapoema (31ª ZE), Goiatins (32ª ZE), Itacajá (33ª ZE),  Araguaína (34ª ZE).

Sair da versão mobile