Ícone do site Gazeta do Cerrado

7 de setembro pelo Tocantins: Saiba as principais programações

Na Capital, o Desfile Cívico e Militar em comemoração à Independência do Brasil no dia 7 de setembro em comemoração aos 196 anos será realizado na Praça dos Girassóis, Avenida Teotônio Segurado, às 17 horas. Este ano mais de 3500 participantes de escolas da rede estadual e municipal, além dessas instituições cerca de 600 profissionais da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Metropolitana de Palmas integram o desfile.

Da rede estadual, participam o Centro de Ensino Médio de Taquaralto, o Colégio da Polícia Militar, a Escola Estadual Maria dos Reis, a Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e a Escola Estadual São José.

Representando o município, desfilam alunos das escolas Beatriz Rodrigues, Fontes do Saber, Lúcia Sales, Almirante Tamandaré, Anísio Teixeira, Eurídice de Melo, Caroline Campelo, Margarida Lemos.

O evento será uma realização da Prefeitura de Palmas em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A programação de toda a comemoração começa às 8h, com o hasteamento da Bandeira Nacional na Praça dos Girassóis, que será realizado pelos alunos da escola Municipal Tempo Integral Almirante Tamandaré e pelo Exército Brasileiro.

Em Colinas do Tocantins, Norte do Estado, o Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Ernesto Barros realiza nesta sexta-feira, 07, um desfile cívico. O evento envolve toda a comunidade escolar e pais de alunos. A partir das 7h30, mais de 450 pessoas sairão do portão principal da escola e seguirão pelas ruas e avenidas de Colinas do Tocantins.

Em Pedro Afonso, A Escola Estadual Girassol em Tempo Integral Comendador Pádua Fleury, desenvolveu com estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental o projeto Concurso Cante o Hino Nacional.  O objetivo do projeto é despertar o interesse dos alunos pelo Patriotismo e o conhecimento dos símbolos Históricos do Brasil. Andréia Silva Costa, professora de geografia frisou que, com estes projetos, é possível resgatar a história. Rose Mary Cunha Lima disse que o concurso do hino é um meio de motivar os alunos a conhecer a letra, que representa a pátria e o seu povo. O professor de História, Divino Costa Cruz realizará ainda uma palestra para os alunos do 6º ao 9º ano. O foco é trabalhar a história do Brasil.

A escola Estadual girassol de tempo integral Maria da Glória, de Tupirama, organizou uma apresentação da Dança do Hino Nacional Brasileiro Remix, com os alunos, no espaço da feira de Tupirama, em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Já na Escola Estadual Alfredo Nasser, município de Bom Jesus, os alunos participaram de uma palestra ministrada pelo subtenente Nelson Mario Barcelos, instrutor do Tiro de Guerra de Pedro Afonso.

Em Araguaína, a concentração para início do desfile será na Praça das Bandeiras de onde sairá pela Avenida Cônego João Lima até a Rua 2 de Julho, seguindo até o Eco Parque Cimba.

Neste ano, a solenidade contará com três mil participantes. A abertura será com alunos da rede pública municipal, com porta-bandeiras, fanfarra e pelotões alternados entre os de marcha e os temáticos, de ginástica rítmica, balizas, dança moderna, contos literários, coral Tom Infantil e Banda Tom Musical, Brasil dos Esportes.

Finalizando a apresentação da rede pública municipal de ensino, será a vez da apresentação do pelotão de esportes, onde estarão os estudantes que participam dos projetos de karatê, capoeira, escolinha de futebol e os professores das academias ao ar livre.

Na sequência virá o Colégio Santa Cruz, com porta-bandeiras, fanfarra e pelotão do esporte, com destaque para o time de vôlei feminino, campeão estadual dos Jogos Escolares na categoria de 12 a 14 anos.

A participação da rede pública estadual de ensino terá abertura com alunos da Escola Paroquial Luís Augusto. Na sequência, serão três escolas de tempo integral (ETI), duas de ensino regular e o Colégio da Polícia Militar (CPM), com 550 alunos.

Após as instituições de ensino, serão as instituições convidadas: Clube dos Desbravadores, Assembleia Raios de Esperança, Ordem DeMolay e Ação Paramaçônica Juvenil (APJ); Grupo de Corrida de Rua, ciclistas do grupo MTB, skatistas, patinadores; Motoclube Falcões de Aço; Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

 

Sair da versão mobile