Ícone do site Gazeta do Cerrado

95,11% do rebanho tocantinense foi vacinado contra a brucelose

A vacinação contra a brucelose no primeiro semestre deste ano bateu recorde no Tocantins. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), entre janeiro a junho de 2016 mais de 95,11% das bezerras bovídeas (bovinas e bubalinas) foram vacinadas, o que corresponde aos números de 503.204 bezerras bovinas e 518 bubalinas, entre três e oito meses de idade.

O índice de animais vacinados corresponde a um aumento de 1,66% em comparação ao mesmo período de 2015, quando foram vacinadas 93,45% bezerras bovídeas. Ainda segundo a Adapec, os produtores que deixaram de vacinar as bezerras com a vacina Cepa B19 serão autuados com multa no valor de R$ 5,32 por fêmea não vacinada e R$ 127,69 pela não declaração. Já para realizar a vacina da RB 51 o produtor rural deve pegar uma autorização para a compra e levar a vacina para um médico veterinário realizar a aplicação.

Aftosa 

A campanha de vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal começa na próxima segunda-feira. Equipes da Adapec percorrerão 335 retiros cadastrados para vacinar mais de 90 mil bovídeos.

Ainda segundo o órgão, o governo do Estado custeará integralmente a vacinação dos animais que pertencem aos indígenas.

Publicidade

A campanha na Ilha do Bananal a vacinação ocorre uma vez por ano, diferente do restante do Estado que têm no calendário duas etapas anuais, com aplicações realizadas em maio e novembro. Conforme a Adapec, isso acontece devido às características geográficas da região, já que o período chuvoso é extenso e impede o acesso dos técnicos a todos os animais.

Fonte: Jornal do Tocantins

Sair da versão mobile