Ícone do site Gazeta do Cerrado

A bola da vez! Prefeitos dão ponta pé para implantar projetos de piscicultura e gerar renda para municípios

Maju Cotrim

Um grupo de 27 prefeitos conheceu mais detalhes do projeto de aquicultura durante a a manhã deste sábado, 7, em Brejinho de Nazaré. Eles conheceram de perto o piloto de criação de tilápias, primeiro passo para a expansão para outras cidades. Os municípios que não tem lago poderão fazer tanques escavados.

O povoamento de tilápias acontece na primeira unidade de tanques rede no Estado. O Parque aquícola é administrada pela associação de pescadores e a prefeitura da cidade.

O encontro, promovido pelo deputado federal Carlos Gaguim e o senador Eduardo Gomes foi um ponta pé para os gestores que tem interesse começarem a fazer estudos para implantarem em suas cidades.

Embrapa

Publicidade

O Chefe da Embrapa, Alexandre apresentou a experiência do protocolo de produção de tilápias em tanque rede no Estado. Ele reforçou o potencial natural da piscicultura em tanques redes. “Uma coisa diferencia o Tocantins que é a abundância de água. Aqui tem tanto água como temperatura. Explorar bem é um ato inteligente”, disse.

“O tanque rede está para o peixe assim como o confinamento está para o gado”, comparou.

Dentre as vantagens estão o menor custo, a rápida implantação e o uso racional dos recursos hídricos. Foi apresentada a estrutura necessária para todo o processo: “vamos transformar o Tocantins num exportador de pescado. O projeto piloto em Brejinho superou todas as expectativas e mostra margem alta de lucro.

A empresa Aquasem está há 10 anos no mercado e fez consultoria para projetos técnicos em águas e fez uma explanação sobre os benefícios da criação em tanques redes. “O Tocantins é a bola da vez”, comentou o representante. O Estado tem o maior laboratório do país para fornecimento de alevinos. Os prefeitos foram orientados a fazer planilhas de custeio.

A redução do ICMS para exportação é uma das demandas.

Naturatins

O presidente do Naturatins, Albuquerque disse que o órgão destravou o Estado através da desburocratização dos processos.

O secretário da Agricultura, César Halum falou que a psicultura chega para gerar renda. “Gaguim e Eduardo Gomes vai ficar na história do Tocantins por esse projeto”, disse.

Sobre a redução do ICMS ele ponderou que é preciso avaliar o ponto de equilíbrio para fomentar as indústrias locais. “Essa reunião é importante para que os prefeitos entendam a parte técnica também para não virar elefante branco como muitos projetos”, disse. Ele pontuou que é necessário a arrancada certa neste processo.

Segundo ele, em 2040 o Estado tem a previsão de produzir 291 toneladas.

Ele pediu aos gestores que dia 27 terá uma programação especial para despesca e que eles levem os técnicos dos municípios.

Anfitriã aconselha colegas

A prefeita Myiuki Hyashida, anfitriã do evento, comemorou os pre-resultados do piloto e agradeceu a sensibilidade dos políticos para investir na área.”Vamos fazer praticamente a maior produção do Brasil. A hora forte da psicultura é agora”, disse.

“Tudo que tentamos fazer é com ajuda de todos, se trabalharmos assim tudo vai dar certo”, disse.

Sair da versão mobile