Ícone do site Gazeta do Cerrado

A “convocação” que veio do centro e o apelo das bases regionais por pacificação em 2022 e pelo estilo “Gomista” de fazer Política

Maju Cotrim

Primeiro no Bico, depois no Sudeste e nos últimos dias na região central do Estado. Líderes políticos destas regiões discutiram nas últimas semanas o que pensam para suas regiões, buscaram recursos e ajuda mas acima de tudo mandaram o recado direto e reto: querem pacificação em 2022.

Acompanhei como jornalista e fazendo a cobertura regional de perto todo este movimento. O ator principal destas discussões foi o senador Eduardo Gomes que com sua equipe passou por estas regiões levando anúncios de recursos.

Por onde passou Gomes recebeu a garantia de apoio de líderes de várias formas. “Não podemos deixar o cavalo passar arreado” ou chamado de “futuro governador” ou “o Tocantins te aclama para governar este Estado”.

Este movimento parte de vereadores, prefeitos e até deputados como Vilmar Oliveira, Gaguim e Vicentinho que já também se colocaram como eles mesmo disseram como “soldados”.

A convocação mais forte aconteceu em Miracema onde numa longa sessão de homenagem Gomes foi mesmo convocado por todos da classe política da cidade.

Algumas observações podem se feitas sobre esse movimento espontâneo de líderes regionais em torno de Gomes.

1: Não há imposição! Cada líder se manifesta de forma espontânea, sem perder a oportunidade de dizer ao senador o que pensa. Os prefeitos se sentem á vontade com o senador e esse movimento em torno dele marca ainda um novo momento de credibilidade política no Estado em razão da atuação do senador nos primeiros anos de mandato.

2- Um Gomes tranquilo e sem falar mal de nenhum grupo vai solidificando ainda mais a preferência pelo seu perfil. Ele cita a bancada, divide os louros dos benefícios articulados, cita o governo estadual e o governo Carlesse e com sua postura mostra mais ainda que é seu exemplo de fazer Política com respeito que criou este fascínio dos líderes por seu nome para 2022.

3: os líderes querem o estilo municipalista Gomes de olhar, atender e destinar recursos para todos os municípios. Querem ser recebidos diretamente no gabinete assim como Gomes faz. “Vou lá no seu gabinete senador, te visitar “, alguns líderes sempre diziam. Gomes tem contato direto com prefeitos e vereadores e esse jeito político de tratar é outro motivo pela busca em torno dele.

4- Um Tocantins acima de política. Em todos os lugares que Gomes comentou sobre 2022 ele falou em projeto de desenvolvimento para o Estado. Em união pelo Tocantins. Em retomada em todos os setores. Não é um projeto político de poder pelo que ele demonstra mas a tentativa de unir a maioria de forças possíveis em prol do Tocantins.

5- “Tem espaço para todos que amam o Tocantins”. Gomes não pensa num projeto isolado. Toda vez que fala sobre 2022 ele insere a responsabilidade de cada grupo político com os rumos no Estado. Sabe que política não se faz sozinho.

Mas palavras de Gomes as lições para as pessoas que estão afoitas por 2022….

“Só peço a Deus que tenhamos neste processo eleitoral um processo normal… apresente as candidaturas vamos para as urnas, unimos os tocantinenses para ter o ciclo de desenvolvimento que o Tocantins merece”

“Vamos renovar a esperança do Estado do Tocantins”

“Em 20 anos de mandato nunca usei a palavra pacto, quem é amigo não faz pacto”, voltou a dizer.

“O que não podemos fazer mais é o erro de tolir as lideranças. Não podemos ter um Estado com 33 anos e quatro eleições indiretas de governador”

“Quem vai decidir essa eleição são os vereadores do Estado do Tocantins”

A preferência pelo nome de Gomes vai tomando corpo e o senador terá junto com os tocantinenses e a classe política uma decisão a tomar. Ele está “convocado” de norte a sul do Estado numa manifestação espontânea de quem está na base.

O tempo e os próximos fatos políticos vão amadurecer ainda mais essa expectativa. Sua decisão seja qual for terá que ser respeitada… o mesmo respeito com o qual ele sempre inspirou e inspira toda uma geração e classe de políticos tocantinenses. O vereador Nubio de Miracema profetizou e foi aplaudido: “De vereador a governador a história se repete”.

Todos querem saber se Gomes vai ser Candidato ao governo ou não e vale lembrar a fala que ele encerrou o discurso em Miracema: “não há limites para onde um vereador pode chegar “.

Independente se vai ser Candidato ou não, Gomes já protagoniza um momento de convergência regional dos líderes e isso graças ao seu trabalho político e parlamentar de resultados. Os líderes Tocantinenses voltaram a sonhar e ter expectativas sobre um governo.

Sair da versão mobile