Ícone do site Gazeta do Cerrado

A delicadeza dos bonsais e as delícias da culinária japonesa em Taquaruçu

Recanto Oriental abre seu espaço cultural para exposição de mini árvores com menu degustação de pratos orientais e apresentação musical de Alexandre Poli nesta sexta, 29

Um pequeno vaso, uma casca de madeira e até mesmo uma pedra podem receber plantas e árvores de grande porte que a técnica e paciência orientais deixam em formatos diminutos e delicados. São conhecidas como bonsais, cujo significado é “árvore em bandeja”.

Uma bela exposição com variadas representantes desta arte milenar nascida na China e adaptada pelos japoneses estará à disposição do público nesta sexta, 29, a partir das 19h, no espaço cultural da Pousada Recanto Oriental, em Taquaruçu. Além dos bonsais produzidos pelo paisagista Juarez Luz, a noite contará com Menu Degustação de pratos orientais e apresentação musical de Alexandre Poli.

 

Inspiração

 

Juarez Luz com alguns bonsais que estarão em exposição

 

A primeira vez que assistiu ao sucesso do cinema, “Karatê Kid” (1984), Juarez Luz era um garoto que ficou fascinado pela dedicação do Sr. Miyagi (Pat Morita) aos bonsais. Há cerca de 20 anos, aprendeu sozinho a cultivar suas próprias mini árvores, o que o levou a técnicas pessoais e a um olhar muito sensível às plantas do cerrado.

 

Juarez Luz cultiva as mini árvores há mais de 20 anos

 

“A diferença é que trabalho o bonsai como se ainda estivesse na floresta, tento repetir as paisagens naturais do cerrado”, explica ele, ressaltando que sua passagem pela Chapada dos Veadeiros, onde morou por alguns anos, resultou em alguns de seus mais belos trabalhos. Alguns deles estarão na exposição e à venda, como um belo trabalho sobre pedra onde foi reproduzida a vegetação do Vale da Lua. “Valorizo qualquer planta, muitas vezes até num mato consigo enxergar a beleza”, revela o artista.

 

Mesas feitas com troncos de madeira e vasos de pedra completam o visual dos bonsais de Juarez Luz

 

Comida japonesa

 

Quem for ao Recanto Oriental nesta sexta, além de se encantar e poder adquirir os bonsais vai aproveitar a degustação de pratos de origem japonesa, incluindo sunomono (pepino agridoce), combinado individual de sushi e sukiyaki, uma refeição tradicional nascida na Era Edo, por volta do século XVII, que tem como ingredientes macarrão de arroz, legumes e carne.

Os pratos serão finalizados e servidos ao público dentro do restaurante. Haverá opções vegetarianas. Entrada com reserva antecipada.

Sair da versão mobile