Ícone do site Gazeta do Cerrado

A despedida emocionante a um dos fundadores do PT; Poeta Pedro Tierra e ministro fazem homenagem em velório

Athos Pereira, uma figura icônica da militância política no Tocantins, faleceu nessa terça-feira, 13, após uma longa e corajosa batalha contra o câncer. Sua partida deixa um vazio profundo entre aqueles que o conheceram e admiraram sua dedicação incansável à luta pelos direitos humanos e pela democracia.

Membro fundador do Partido dos Trabalhadores no Tocantins (PT-TO), Athos foi um defensor fervoroso da liberdade e um combatente ativo contra a repressão durante a ditadura militar. Ao longo de sua vida, ele inspirou e formou muitos militantes, transmitindo valores de coragem, justiça e compromisso com as causas sociais.

Athos é irmão do poeta Pedro Tierra, que lhe prestou uma homenagem em nome da família durante o velório em Porto Nacional.
Ministro Dias Tófoli, fez uma homenagem emocionada, citando suas idas de férias a Porto Nacional quando passava ficava na casa dos médicos Eduardo Manzano e Heloísa Lotufo, pais do procurador da República, Álvaro Manzano, com quem estudava no Largo do São Francisco. Disse que Athos foi sua referência na política, na literatura, na vida. Também prestaram homenagens, o senador baiano Jacques Wagner, Donizeti Nogueira e Paulo Mourão, que relembrou da relevância da família em Porto Nacional. Passaram pelo velório líderes do PT como Rui Falcão, Arlindo Chinaglia, Vicentinho Silva e outros fundadores históricos do partido. As homenagens destacaram sua inteligência e humildade

A militância do PT-TO expressou seu pesar pela perda desse grande companheiro, ressaltando o legado imensurável que Athos deixa para as futuras gerações. “Sua voz fez, faz e fará a diferença na defesa de um país justo e inclusivo”, destacou a nota do partido.

O partido também estendeu um abraço solidário a todos os amigos, familiares e companheiros de luta de Athos, encorajando-os a seguir em frente, inspirados pelo exemplo de vida e dedicação que ele sempre demonstrou.

Nota de pesar do presidente Lula

Jornalista, militante e um dos fundadores do PT, Athos Pereira participou da construção da democracia do Brasil e deixa um legado de trabalho incansável por um país melhor e mais justo. Fundador do partido em Goiás, atuou durante anos na liderança na Câmara dos Deputados, e se consolidou como intelectual respeitado no campo progressista brasileiro.

Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de luta de Athos.

Luiz Inácio Lula da Silva,
presidente da República

Leia nota de pesar do PT Tocantins

Nota de pesar – Athos Pereira

Uma das vozes de mais influência na defesa da democracia, na luta por justiça social, Athos Pereira, faleceu nesta terça-feira, 13, após longa batalha contra o câncer.

A militância do Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT-TO) lamenta profundamente a perda deste grande companheiro, que lutou contra a ditadura militar, dedicou-se à defesa dos direitos humanos, contra as repressões e foi um dos fundadores do PT, onde contribuiu para a formação de militantes aguerridos com a defesa da liberdade e da democracia.

Símbolo de resistência, Athos deixa saudades e um legado imensurável de compromisso democrático, sua voz fez, faz e fará a diferença na defesa de um país justo e inclusivo.

Toda militância do PT-TO deixa um abraço a cada amigo, familiar e companheiros da luta, que tenham no exemplo de vida do Athos, o impulso para seguir com a luta por um país que respeita, cuida e desenvolve sua gente.

Athos Presente!

Diretório Estadual do PT-TO

Zé Roberto Lula
Presidente PT-TO

Sair da versão mobile