Ícone do site Gazeta do Cerrado

A Energisa Tocantins realizou mais de 11 mil manutenções programadas na rede elétrica em 2020

A Energisa Tocantins realizou mais de 11.000 manutenções programadas na rede elétrica em 2020. O serviço é preventivo e envolveu a substituição de mais de 400 postes, troca de 4 mil componentes e estruturas e poda de cerca de 73 mil árvores. Segundo o gerente de Construção e Manutenção, Guilherme Damiance, essas atuações contribuíram para a redução de quase 10% do número médio de interrupção de energia nas redes submetidas à manutenção preventiva comparando-se com o ano anterior.

“Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substituí-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura”, explica Damiance, lembrando que as manutenções também visam adequar a quantidade de energia disponível e a demanda. “Acompanhamos o desenvolvimento populacional, a economia local e o comportamento social da população. Tudo isso interfere na quantidade de energia consumida. Atuamos para não interferir na qualidade do serviço oferecido”, completa.

De acordo com o gerente de manutenção, tudo é planejado para que o cliente nem perceba o serviço, mas questões técnicas e de segurança exigem que, em alguns casos, a rede elétrica seja desligada durante a execução. Nesses casos, a Energisa informa os clientes com 72 horas de antecedência por meio do site, SMS, carros de som na região, entre outros. O intuito é que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada.

“Nos avisos são informadas as regiões que receberão a melhoria, hora de início e previsão do horário de finalização do serviço, que pode retornar antes do previsto. O desligamento da rede elétrica só é adotado quando realmente necessário. A medida serve para dar segurança aos eletricistas em campo durante a atuação e ao cliente beneficiado com as melhorias”, explica.

Caso o cliente queira conferir se sua região está passando por esse processo de melhoria, basta acessar o site www.energisa.com.br e clicar no banner “desligamento programado” e preencher as informações com seu endereço.

Além do desligamento programado, que é uma melhoria na rede elétrica, o sistema pode ser interrompido por um desligamento emergencial, muitas vezes causado por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito, por exemplo. Nesses casos, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os profissionais quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos que ajudam a reduzir o tempo do serviço”, diz.

 

Obras com a rede ligada

A Energisa Tocantins possui quatro subestações móveis que garantem agilidade, reduzindo o tempo de interrupções em atendimentos emergenciais, e mais flexibilidade na programação de manutenções preventivas. Os equipamentos são montados sobre carretas e podem atender até 60 mil clientes. “Temos um investimento de cerca de R$ 20 milhões nessas estruturas móveis, que são fundamentais para garantir a qualidade do fornecimento de energia. Por exemplo, se tivermos que realizar uma manutenção em um transformador que atende muitos clientes, podemos utilizar a subestação móvel para evitar interrupções de energia enquanto o transformador é substituído”, explica o gerente do Departamento de Manutenção de Subestações e Linhas, Werneck Lebre Dias.

Novas tecnologias são constantemente desenvolvidas para minimizar o impacto ou até evitar os desligamentos. A Energisa adota manobras remotas para transferência de carga e manutenção em rede energizada pela equipe de Linha Viva. Esses profissionais passam por treinamentos diferenciados, como foco em segurança, que os preparam para atuarem com a rede elétrica ligada utilizando equipamentos específicos e capazes de protegê-los. “Eles são especialistas nesse tipo de atuação e com anos de experiência no setor elétrico. Como todos os nossos eletricistas, sabem a importância de seguir cada norma de segurança e da utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, conclui o Damiance.

Sair da versão mobile