Ícone do site Gazeta do Cerrado

A Era Antônio Andrade na AL começa a engrenar e esbanja otimismo para rumos do Estado

Maju Cotrim

Pouco mais de dois meses no comando da Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado Antônio Andrade tem tido boa relação com os deputados e nesta quarta-feira recebeu vários elogios em plenário.

O deputado Elenil da Penha (MDB) parabenizou o presidente na sessão desta quarta-feira, 3, pela restauração da biblioteca da Casa e o novo sistema de segurança.  “O poder legislativo é o órgão que é a instituição mais questionada e é a que tem menos condições de segurança, agora percebemos que há uma determinação importância de controle e isso é importante”, disse.

“Vossa Excelência está colocando ordem para que tenhamos progresso”, completou o parlamentar. A deputada Valderez Castelo Branco do PP também elogiou a segurança na Casa de Leis. São ações simples internas mas que os deputados têm notado e acompanhado de perto.

Antônio Andrade tem sido paciente mas é preocupado com resultados e em dar respostas, segundo retratam os deputados. Tem uma rotina exausta de atendimentos á população e líderes e não abre mão de atender também na sua cidade, Porto Nacional. É amigo do governo Mauro Carlesse mas sempre frisa que “sem se curvar”…uma relação, segundo ele, de parceria pelo Estado.

Nesta quarta ele concedeu entrevista e falou sobre o clima na Casa de Leis. “O pensamento é limpar as gavetas aqui dos projetos engavetados, semana passada votamos vários projetos e hoje também, projetos até do ano passado”, disse.

“Espero que com a nossa gestão possamos contribuir com o Estado para que realmente possamos recuperar e trazer o benefício para o Estado. Sabemos da situação que está as estradas mas o governador mostrou que vai recuperar toda a malha viária em 45 dias”, disse.

Relembrando a semana passada ele disse: “A nossa parte nós fizemos, houve um pouco de atraso no orçamento por causa da reforma que o governo fez. O governo busca fazer uma gestão para melhoria dos tocantinenses”, disse.

O otimismo é  base do discurso de Toinho: “Quando se faz com boa vontade e pensando no benefício ao próximo realmente  a coisa anda. O governador pensa desta forma”, chegou a dizer. A meta segundo ele é “Procurar o mais rápido incluir o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal e com isso vamos ter a oportunidade de liberar o empréstimo”, disse.

Toinho saiu na defesa do governo Carlesse. “O governador está fazendo uma força-tarefa tamanha para reenquadrar o Estado”, disse. “O sentido é melhorar a vida do nosso Estado”, disse sobre o trabalho da AL.

Antônio Andrade começou cortando cargos nos gabinetes para reduzir os custos, teve que intermediar a polêmica interdição da Ponte de Porto, lidar com a insatisfação localizada de alguns deputados por causa de gabinetes e por fim conseguir manter a união na Casa frente aos projetos polêmicos do governo aprovados na semana passada e que envolvem categorias de servidores. Agora começou a estender a teia institucional de parceria para outros órgãos.

TV Assembleia

Toinho tem falado do resgate da TV Assembleia e disse que na próxima semana estará em Brasília com o senador Eduardo Gomes (MDB) que ajudará na ampliação e a conseguir recursos para que a TV chegue a municípios pequenos do Tocantins no intuito de acompanhar o trabalho dos parlamentares.

 

Sair da versão mobile