Ícone do site Gazeta do Cerrado

A expectativa pelos leitos de UTIs no Vale do Araguaia; “não é hora de vaidades individuais” pede prefeito

Hospital Regional de Paraíso - Foto: Josy Karla/Governo do Tocantins

Hospital Regional de Paraíso – Foto: Josy Karla


Maju Cotrim

A região do Vale do Araguaia está na expectativa pelos leitos de UTIs Covid. O governador Mauro Carlesse afirmou esta semana que em até 30 dias os leitos estarão funcionando. O aceno e previsão do governo chegaram num momento de agonia dos gestores e aumento de casos na região.

Enquanto isso o hospital regional da cidade que atende a região está lotado há vários dias. A cidade é referência para a região.

Paraíso teve movimentos diferentes esta semana com relação às UTIs.

Publicidade

Prefeitos no regional

Grupo de prefeitos foi visitar o hospital regional na última quinta-feira, 1º, quando cobraram por parte de Paraíso uma melhor regulação dos pacientes. Eles chegaram a dizer que apenas os pacientes da cidade estariam sendo atendidos no regional e apontaram falta de uma estrutura municipal para os casos de pequena e media complexidade. Eles afirmaram que é preciso diálogo para que o hospital tenha também vagas para os outros municípios.

No apelo os gestores deixaram claro a indignação com falta de vagas para outros municípios além de Paraíso. “Tem uma UPA prontinha, tem que abrir e de desafogar o hospital”, disse a prefeita de Monte Santo, enfermeira Nesita.

O apelo foi o mesmo dos outros gestores da região presentes na visita.

O que diz Celso?

Procurado pela Gazeta do Cerrado para comentar a situação, Celso Morais que comanda Paraíso do Tocantins se manifestou.

Celso – Divulgação

O momento não é de colocar vaidades individuais e política em jogo. A minha torcida é que o governador, Mauro Carlesse, consiga trazer e colocar em funcionamento as UTIs o quanto antes“, disse.

Ele sugeriu ainda: “Nesse momento a maior viabilidade é que (as UTIs) sejam instaladas no Hospital Modelo, pois já tem toda uma estrutura montada, e com isso ganhamos tempo. E fica nosso pedido que em um futuro próximo o governador faça uma grande estruturação no Hospital Regional de Paraíso e que depois disso tenhamos as UTIs definitiva em nossa cidade“, pediu.

Damaso no Palácio

Representante da região, o deputado federal Osires Damaso levou ao Palácio o pedido para que as UTIs sejam instaladas.

Damaso, Carlesse e Tollini – Divulgação

O deputado Damaso agradeceu o empenho em atender essa demanda que beneficiará não só Paraíso, mas a região do Vale do Araguaia. “É uma alegria muito grande poder ouvir do governador que ele está tomando todas as providências para instalar esses leitos de UTI o mais breve possível. Há dificuldade em conseguir cilindros de oxigênio, como em todo o País, mas a gestão está trabalhando para que consigamos isso o mais urgente possível. Sabemos que muitas famílias estão tristes por terem perdido parentes e amigos, assim como nós estamos, mas saibam que temos trabalhado muito para oferecer o máximo e o melhor ao povo tocantinense”, disse o deputado.

O que diz o governo?

Carlesse confirmou que os leitos devem ser implantados em, no máximo, 30 dias. “Estamos correndo atrás do que ainda é necessário, que é o oxigênio, para colocar estes leitos em funcionamento o mais urgente possível, para atender à população que tanto precisa. Agradeço ao deputado Damaso pela preocupação e pela grande ajuda que nos tem dado, colocando muitos recursos para a Saúde por meio de emendas parlamentares”, afirmou o Governador.

O secretário Edgar Tollini destacou que a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já fez o relatório técnico e operacional de uma unidade privada de Paraíso, que pode oferecer os leitos por meio de credenciamento.

Sair da versão mobile