Ícone do site Gazeta do Cerrado

A pé, de cavalo e até de bicicleta, Romeiros de todo Brasil chegam no Bonfim; Santuário arrecadou R$ 350 mil ano passado

Maju Cotrim

A Romaria do Bonfim segue com as novenas e programações no santuário em Natividade. Diariamente centenas de romeiros vão chegando cumprindo suas promessas. Grupos de varias cidades vão chegando a pé, de bicicleta e até de cavalo. Seja de madrugada, à noite ou em vários horários eles seguem e contam com a solidariedade dos motoristas que já sabem da movimentação de Natividade ao Povoado neste período.

Mais de 50 pessoas da quadra 404 Sul de Palmas participam este ano e caminharam até o Bonfim.

São promessas pela saúde, bênçãos e há quem conte vários milagres que teriam sido realizados pelo Santo.

Na noite deste sábado, 10, os padres responsáveis pela festa prestaram contas durante a missa dos valores arrecadados ano passado. Foram R$ 364 mil reais arrecadados dentre ofertas, aluguel para barracas para comerciantes e doações. Deste valor 10% vai para a diocese de Porto Nacional.

Este ano há a possibilidade dos romeiros serem sócios do Santuário contribuindo mensalmente com valores para ajudar a criar um centro de apoio aos romeiros.

Segurança

Chama atenção a segurança reforçada no evento tanto da PM bem como a presença dos Bombeiros, o que aumenta a tranquilidade no local.

A Romaria

A Romaria do Nosso Senhor do Bonfim anualmente atrai milhares de peregrinos ao povoado que leva o nome do santo e fica próximo a Natividade. O evento tem duração de 11 dias e é visitado por féis de todas as parte do país.

A romaria começou há mais de 200 anos e é tão antiga quando a própria cidade de Natividade, a primeira a ser construída no estado. Os romeiros tradicionalmente saem da região central e vão até o povoado a pé ou de bicicleta. São 23 km de distância entre um ponto e outro.

Sair da versão mobile