Ícone do site Gazeta do Cerrado

A violência em números no Tocantins: 144 estupros e 75 assassinatos no último trimestre

Foto - FECESC/Divulgação

Foto – FECESC/Divulgação

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Um balanço trimestral divulgado nesta quinta-feira, 29, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO) afirma que vários crimes tiveram redução no Tocantins entre julho, agosto e setembro.

Os dados são comparativos e baseados no mesmo período do ano passado. Este ano o balanço foi divulgado de forma virtual por conta da pandemia de coronavírus.

Conforme a SSP, houve a redução na maioria dos registros de crimes de várias naturezas, entre elas:

Redução de crimes de homicídio.

O órgão afirma que registrou 6,3% em crimes de homicídio. Ou seja, foram 80 casos no trimestre julho-agosto-setembro de 2019 e 75 casos no mesmo período deste ano. O relatório aponta ainda a redução nos casos de lesão corporal seguida de morte, com três registros em 2019 e um em 2020.

Leia também – Jovem é baleado e morre no HGP após tiroteio em bar no centro de Palmas

Já os crimes de latrocínio, roubo seguido de morte, se mantiveram estáveis. Foram oito casos em 2019 e oito casos em 2020.

Feminicídio e estupro

O relatório da SSP aponta também a redução de 15% nos crimes contra a dignidade sexual. Nessa categoria, são englobados dados de estupro e estupro de vulnerável.

De estupro, foram 181 vítimas no ano passado e 144 este ano, 53,3% de redução. Já os estupros de vulneráveis o número ficou 9,6%. sendo 136 vítimas em 2019 e 123 em 2020. Lembrando que os dados são do trimestre julho, agosto e setembro.

Apesar da redução nesses tipos de crimes, os estupros continuam acontecendo no Tocantins.

Um dos últimos casos que mais repercutiu no estado foi o da jovem Letícia Bezerra de Sousa Santos, de 25 anos.

Ela foi estuprada e morta golpes de concreto na cabeça. O corpo da vítima foi encontrado ao lado de uma escola em Araguaína, região norte do Tocantins, no dia 22 de outubro. Um adolescente foi apreendido e confessou o crime.

Leia mais sobre o assunto – Crueldade: Jovem grávida é encontrada morta ao lado de escola no Tocantins

Em Laejado nesta segunda-feira, 26, dois jovens estupraram uma mulher de 49 anos durante um assalto.

Os criminosos eram vizinho da vítima e invadiram a casa dela e do esposo para além da violência sexual, roubarem vários objetos, que segundo a polícia, foi para comprar drogas.

Veja também – Violência! Moradora de Lajeado é estuprada por vizinhos durante assalto

Os dados mostram ainda que os crimes de feminicídio aumentaram. Segundo a Secretaria ,em 2019 foi um registro e em 2020 dois.

Esses crimes acontecem por conta do machismo e misoginia enraizados na sociedade. A cultura do estupro contribuí muito para que várias vidas, principalmente de mulheres,  sejam tiradas de formas cruéis e injustas.

É preciso punir o opressor e não culpar e julgar as vítimas.

Leia aqui – Mulher que foge de ameaças de morte do ex-marido é despejada e precisa de ajuda em Palmas

Crimes contra o patrimônio

Os crimes contra o patrimônio também registraram queda. Conforme o relatório a redução de de 61,1%.. O levantamento da Polícia Civil mostra que foram 5.848 casos registrados em 2019 contra 2.278, no mesmo período de 2020.

Os Roubos somaram no total 1.433 registros em 2019 contra 536 neste ano (redução de 62,6%). Já os furtos também tiveram redução de 60,5%. 4.415 casos no ano passado e 1.742 no presente ano.

Para o secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, os resultados alcançados são fruto de um intenso trabalho das forças de segurança. “Trabalho que será intensificado para que no próximo trimestre os resultados sejam ainda melhores”.

Sair da versão mobile