Ícone do site Gazeta do Cerrado

A voz dos quilombos direto do Jalapão: comunidades querem entender o quê e como será concessão e fazem apelos emocionados por melhorias

De Mateiros – Maju Cotrim

O Jalapão tem vários quilombos. Com características diferentes porem todos com historias de resistência e luta. Desde o mais famoso, o Mumbuca, até o mais isolado Boa Esperança passando pela comunidade Rio Novo, Carrapato o sentimento também e de dúvidas sobre a concessão.

O discurso forte da presidente da Associação do Mumbuca, a jovem Railane, neta da saudosa Dona Miúda, no dia da audiência publica na Assembleia Legislativa ganhou as redes e teve repercussão. Ela pede que os quilombolas sejam ouvidos e não sejam prejudicados com a concessão.

A Gazeta passou por alguns dos quilombos e ouviu representantes que tem como principal duvida: como a concessão vai afetar a vida e o trabalho nas comunidades? No Mumbuca, moradores chegaram a perguntar se haveria possibilidade de perderem suas terras. O BNDES e o governo garantiram a Gazeta que nenhuma comunidade será afetada ou incluída na concessão.

Os quilombolas fizeram apelos emocionados ao governo para entender o processo.

Veja o que dizem alguns lideres quilombolas da região:

O Especial de matérias tem cunho totalmente jornalístico e foi feito 100% de forma independente pela equipe Gazeta mesmo diante de todas as dificuldades e falta de apoio institucional ao nosso jornalismo

Agradecemos o apoio dos empreendedores do Jalapão que contribuíram com nosso trabalho!

Sair da versão mobile