Pelo menos dois cachorros foram resgatados após uma denúncia de maus tratos e abandono no setor São João, em Araguaína, norte do Tocantins, nesta quarta-feira, 29.
Segundo as informações da Polícia Militar (PMTO), uma equipe do Batalhão Ambiental acompanhou a ONG Associação de Proteção aos Animais (APA), juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente durante o resgate e na residência haviam apenas pequenas quantidades de água em alguns recipientes. Um chaveiro foi acionado para abrir a casa.
Conforme relatório policial, dois animais foram resgatados e outros dois morreram, sendo que apenas as carcaças foram localizadas. Também não havia alimentos e a casa estava numa situação deplorável, cheia de lixo e fezes.
Ainda de acordo com a PM, uma senhora vivia no local, mas por viver acamada e não ser capaz de se locomover sem a ajuda de terceiros, ela foi retirada da residência por familiares.
Após a retirada dos animais, eles foram encaminhados para uma clínica veterinária onde ficaram aos cuidados de uma equipe médica e passaram por exames. Posteriormente eles devem ser levados para um local mais adequado para que se recuperem.
Reportagem Gazeta do Cerrado