Ícone do site Gazeta do Cerrado

Abastecimento de vacinas começa a ser regularizado na capital

Dois casos de morte pela doença estão sendo investigados - (Divulgação)

No início desta semana, a Prefeitura de Palmas começou a receber do Ministério da Saúde vacinas que são oferecidas na rede de saúde e que estavam em atraso em todo o País.  Enquanto o fornecimento não é regularizado pelo Governo Federal, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) criou uma estratégia para monitorar os estoques, buscando priorizar a vacinação aos locais de referência da Capital.

Confira como estará o fornecimento das vacinas:

 

Febre Amarela

Palmas recebeu 4.000 doses na última sexta feira, 17, e a reposição do estoque nas 31 salas de vacina do município já foi feita. Esse quantitativo é o suficiente para abastecer a rede por aproximadamente um mês, considerando a demanda rotineira.

 

Pólio Oral

Esse imunobiológico também estava em falta. Ele é administrado em crianças de 15 meses e 04 anos. A reposição do estoque foi feita na última sexta feira, 17. O município recebeu 2.500 doses.

 

Hepatite B

Nesta quarta-feira, 22, Palmas recebeu apenas 1.500 doses de vacina contra hepatite B, número suficiente para atender a nossa demanda. Os recém-nascidos devem receber a vacina até 30 dias de vida. Caso não seja administrada nesse período, a criança realizará o esquema para hepatite B com a vacina pentavalente, que também protege contra essa doença, aos 02, 04 e 06 meses. Para os adultos, o esquema é de três doses para pessoas sem comprovação vacinal.

 

Vacina antirrábica humana

O estoque está reduzido e essa vacina está sendo administrada apenas nas Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul.

 

BCG

O estoque desta vacina está reduzido. Devido a isto, e à pequena validade do imunobiológico após a diluição do frasco de 10 doses, a vacinação está sendo realizada por agendamento nas seguintes unidades de saúde: Policlínica 108 sul, CSC 403 sul, CSC 806 sul e CSC Eugênio Pinheiro – Aureny I.

 

Vacina Tríplice Viral

Está em falta no momento. Quando houver reposição do estoque a Semus enviará para as salas de vacinas.

Os outros imunobiológicos que fazem parte do calendário básico de vacinação estão disponíveis nas salas de vacina dos Centros de Saúde da Comunidade.

Sair da versão mobile