Ícone do site Gazeta do Cerrado

Abertas inscrições para Olimpíadas de História

Revisão no ensino médio prevê duas formações (Foto: Márcio Vieira)

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História.  Em suas nove edições a ONHB firmou-se como uma empolgante competição para equipes de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio de todo o Brasil, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

Com um formato original, a competição é realizada por equipes compostas por quatro pessoas, sendo três estudantes, que podem estar em diferentes anos, e o professor de História da unidade de ensino. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe.

Uma novidade para a edição 2018 é a realização das fases on-line. Consistirá, assim, de seis fases on-line que duram uma semana cada uma, com questões e tarefas diversas. As respostas são enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizar um cadastro e seguir os passos para efetivar a inscrição. As inscrições seguem até o dia 20 de março.

Formação

A ONHB prevê ainda um programa voltado à formação de professores. Neste ano, o 5° Curso de Formação tem como tema Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais, que será realizado entre os dias 1º de março e 10 de maio. Esta competição do conhecimento é projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sair da versão mobile