Ícone do site Gazeta do Cerrado

Aberto chamamento público para projetos em defesa dos direitos humanos

Foi publicado um edital de chamamento público que irá selecionar organizações da sociedade civil (OSC) interessadas em celebrar Termo de Fomento para executar projetos voltados a promoção, a proteção e a defesa dos direitos humanos de crianças ou adolescentes.

A abertura do edital é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente (Conanda), juntamente com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo estabelece o Edital de Chamamento Público Conanda/MDH 001/2017, o prazo para apresentação das propostas segue até o dia 21 de maio. Ao todo, devem ser contemplados até 15 projetos.

Os projetos devem ter relação como o tema explícito do edital, como: política de fortalecimento de conselhos, enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, convivência familiar e comunitária, promoção dos direitos de adolescentes cumprindo medida socioeducativa, participação de crianças e adolescentes em espaços decisórios de políticas públicas e enfrentamento das violências psicológicas e físicas, da letalidade e da negligência contra crianças e adolescentes.

Publicidade

Visão municipalista

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) enaltece a iniciativa, pois entende a importância das parcerias celebradas entre a administração pública federal e as organizações da sociedade civil. Inclusive, é o que determina a Lei 13.019/2014, conhecida como o Marco Regulatório das   Organizações da Sociedade Civil (MROSC) ou Lei de Fomento e de Colaboração.

Para a CNM é válida toda e qualquer participação dos Entes locais nos processos de execução das políticas públicas voltadas à promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A entidade lembra, que são iniciativas como esta, que são necessárias para incentivar os projetos desenvolvidos ou criados, com o objetivo de atendimento, promoção, garantia e proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Sobre o MROSC, a CNM produziu uma nota técnica que apresenta as implicações do Marco no Sistema Único de Assistência Social (Suas). O material está disponível na biblioteca virtual da entidade.

Sair da versão mobile