O ajudante de pedreiro Domingos Alves Barbosa, de 41 anos, chegou logo cedo para levar seus três filhos de 7, 8 e 9 anos de idade para participarem das atividades do ‘Mais Saúde’, nesta quinta-feira, 02, realizada na Vila Agrotins, região de chácaras localizada após o Jardim Taquari, em Palmas. Desde cedo, cerca de 20 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) acolhem e realizam a triagem da população da comunidade na sede Igreja Assembleia de Deus – Nação Madureira.
Viúvo, Barbosa cuida das crianças sozinho e tem tido dificuldades para levá-los à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima. “Vir aqui hoje foi muito bom. Consegui vacinar todos os meus filhos e também pude me vacinar”, contou.
Médico, enfermeiro, assistentes sociais, psicólogo, odontólogo, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e assistentes administrativos atendem à população. Os serviços ofertados pelo projeto são: vacinação de rotina, influenza e Covid-19 (primeira e segunda dose), orientações sobre a saúde e acompanhamento dos usuários do Bolsa Família.
A Vila Agrotins, segundo a coordenadora dos Distritos de Saúde de Palmas, a odontóloga Lorena Corrêa, possui uma baixa adesão à imunização contra a Covid-19 e o intuito da Semus é realizar a busca ativa dessas pessoas. “Nossa principal meta é descentralizar os serviços de saúde e atender a todos os cidadãos de Palmas”, afirma Lorena.
Documentos
Para receber os atendimentos, a Semus informa que é preciso levar o cartão SUS, cartão da vacina, documento pessoal (RG ou CPF), comprovante de residência, carteira de trabalho e Número de Identificação Social (NIS).
Programação
O atendimento segue até às 17 horas desta quinta-feira. Nesta sexta-feira, 03, a programação do ‘Mais Saúde’ será encerrada no Jardim Vitória I, também das 8 às 17 horas. No setor, a comunidade será atendida no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vitória Régia.
Fonte: Prefeitura de Palmas