Ícone do site Gazeta do Cerrado

Ação no Parque dos Povos Indígenas vai distribuir mudas de árvores nativas aos palmenses

Foto – Naturatins/Divulgação

Nesta quinta-feira, 16, em alusão ao Dia Nacional de Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas, o Governo do Tocantins por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realiza das 8h às 17h, ação de distribuição de mudas de árvores nativas do Cerrado no Parque dos Povos Indígenas, em frente ao estacionamento da Energisa, na Capital.

Serão distribuídos até cinco mudas por Cadastro de Pessoa Física (CPF), conforme explica a gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Vanessa Braz. “Para a pessoa interessada em adquirir as mudas estaremos fazendo um cadastro prévio em que será necessário somente nos informar seus dados pessoais. Vale ressaltar que juntamente com as mudas entregaremos um informativo que explica algumas características importantes da espécie adotada, bem como sua ampla utilização e cuidados primários para plantio dessas mudas”, informou.

Serão distribuídas cerca de três mil mudas de 12 espécies do Cerrado que foram cultivadas no viveiro do Parque Estadual do Lajeado (PEL) pelos brigadistas da Brigada Gavião Fumaça em parceria com técnicos do Instituto Perene, que possui um termo de Cooperação Técnica com o Instituto. Além de mudas também produzidas pela brigada nas Áreas Preservação Ambiental (APAs) Lago de Palmas e APA Serra do Lajeado (APASL).

A ação é uma iniciativa da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico vinculada à Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP) do órgão e conta com o apoio das supervisões das APAs Lago de Palmas, APASL e PEL. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Prefeitura de Palmas, a  Odejell Terminals Norship e  o Instituto Perene também são parceiros da ação.

Plantar árvores é uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais, pois promove proteção natural, estabilidade do solo, conforto térmico, redução da poluição e preservação dos cursos d’água.

Por isso, é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. “As árvores possuem papel fundamental na regulação climática. Para sua sobrevivência, as plantas transformam energia solar em energia química, o que chamamos de fotossíntese. Durante o processo de fotossíntese, elas capturaram o principal gás causador do efeito estufa, o CO². O carbono forma o material vegetal e o oxigênio é disponibilizado para  a atmosfera”, detalhou a engenheira florestal Camila Muniz que é supervisora da APASL.

O Tocantins conta com uma lista de espécies da flora protegidas por lei, são elas: aratibum, babaçu, buriti, jatobá, pequi, amburana, angico, aroeira, braúna, gonçalo-alves e ipê. Confira no link mais detalhes sobre essas espécies e a legislação pertinente.

Fonte – Ascom Naturatins

Sair da versão mobile