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Ação pede que pacientes sejam retirados dos corredores do maior hospital público do TO em até 24h

Hospital Geral de Palmas – Foto – André Araújo

A superlotação do Hospital Geral de Palmas (HGP) levou o Ministério Público do Tocantins (MPTO) a requerer urgência, na análise dos pedidos contidos em Ação Civil Pública (ACP), que solicita que o Estado, regularize a situação de pacientes que estão internados no corredor da unidade de saúde, no prazo de 24 horas. A petição tem como base um relatório elaborado pelo Conselho Regional de Enfermagem, que empreendeu vistoria no local, no dia 17 de junho.

O referido relatório, aponta grande demanda de pacientes e acompanhantes acomodados nos corredores do pronto-socorro, em condição degradante e sujeitos a infecções, inclusive de covid-19.

A entidade também expôs no relatório, uma série de violações às normas sanitárias, vez que ficam expostos cestos de lixos sem tampa ou pedal; lençóis e camisolas sem recolhimento regular e a existência de bancada imprópria para diluição e administração de medicamentos, o que aumenta o risco de erros por parte dos profissionais da saúde.

Além da falta de medicamentos importantes para sedação de pacientes, o COREN ainda denunciou irregularidade no cumprimento da jornada de trabalho pelos médicos plantonistas, que passam mais tempo na sala de repouso, do que prestando assistência direta aos pacientes, bem como a ausência de médicos na Unidade de Cuidados Agudos de AVC.

Diante disso, a promotora de Justiça Araína Cesárea D´Alessandro requer a intimação do Secretário Estadual de Saúde, do presidente do Conselho Regional de Medicina, do Diretor Clínico e Diretor Técnico do HGP e do Médico Coordenador do serviço de emergência e da Unidade de Cuidados Agudos para que se manifestem, no prazo de 24h, sobre as irregularidades apresentadas no relatório de vistoria do COREN; e que o Estado promova a internação dos pacientes em leitos e acomode os acompanhantes; que apresente o estoque de medicamentos, e por fim, que regularize a carga horária dos médicos.

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO).

Em no a SES informou que respeita e responde os órgãos de controle e segue com as obras para melhoria da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Geral de Palmas (HGP).

A SES ressalta que o  HGP  é uma unidade porta aberta do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, recebe pacientes encaminhados e de livre demanda, para atendimentos no Pronto Socorro, como também atende urgências, emergências, traumatismos de todo do Tocantins e Estados circunvizinhos. Reiteramos, ainda, que a Unidade tem operado com alta capacidade nas últimas semanas.

A SES destaca que em breve, os ambientes em obras serão entregues, da mesma forma que as salas vermelha e amarela, cujas reformas foram entregues recentemente, já estão abertas para receber as demandas existentes.

Fonte – Ascom MPTO

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