Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
Não é de hoje que usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Tocantins reclamam não apenas da falta de estrutura em algumas unidades hospitalares administradas pelo Estado. A falta de atendimento, limpeza e lixo acumulado também tem sido alvo de reclamação da comunidade.
Um flagrante registrado neste domingo, 16, foi feito por um acompanhante no Hospital Regional de Araguaína (HRA), na ala de ortopedia e mostra que o local está com uma possível infestação de ratos.
Ainda segundo as informações, os ratos estariam circulando pelo local, porque havia sacos de lixo com materiais hospitalares contaminados que além de estar em uma área ao lado do corredor onde pacientes estão internados, estaria também em contato com água.
A equipe Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, questionando o por quê de haver lixo acumulado próximo ao corredor onde pacientes estão internados e sobre a infestação de ratos no Hospital Regional de Araguaína.
Em nota a Sesau disse mantém contato regular com a empresa especializada para desinfestação e controle de pragas no local. Segundo a secretaria, a direção do hospital informou que o lixo deve ser recolhido pelo menos duas vezes ao dia e acondicionado de forma regular.
Por fim, a secretaria afirmou que cobrou mais eficiência para as equipes e caso necessário, irá punir condutas errôneas.
Confira abaixo a nota na íntegra
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que mantém contrato regular com empresa especializada, para desinfestação e controle de pragas no Hospital Regional de Araguaína (HRA). A empresa “Desinfeta Serviços” está na unidade desde o dia 07 de setembro realizando os trabalhos.
Sobre o recolhimento, do lixo a direção do hospital informa que o mesmo deve ser recolhido pelo menos duas vezes ao dia, levado para depósito de resíduos infectante e acondicionado em galões, tampados para a empresa terceirizada fazer a coleta posterior. A última coleta aconteceu na quinta feira (13/09). Após a coleta, o local é lavado e higienizado.
A SES ressalta que a Direção da Unidade já cobrou mais eficiência para as equipes de limpeza e higienização e caso seja necessário, irá punir as condutas errôneas.
Palmas, 17 de setembro de 2018.