Ícone do site Gazeta do Cerrado

Acusado de mandar matar prefeito, vice deixa prisão e vai ficar em casa

Letim Leitão na época em que prestou depoimento para juíza em Novo Acordo — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Justiça solta vice acusado de matar prefeito de Novo Acordo.

Leto Moura Leitão Filho (PR), vice-prefeito de Novo Acordo, conhecido como Letim Leitão, deixou a Casa de Prisão Provisória de Palmas nesta segunda-feira , 23. Ele é apontado pela polícia como mandante da tentativa de homicídio contra o prefeito da cidade, Elson Lino de Aguiar (MDB), o Dotozim.

Letim foi solto com outros dois acusados de ajudá-lo no planejamento do homicidio, o empresário Paulo Henrique Sousa e Kelly Fernanda Carvalho, que teriam ajudado no contato entre o vice-prefeito e o atirador confesso Gustavo Araújo da Silva, que continua preso.

Durante o julgamento, os três negaram as acusações. Letim Leitão e Kelly Fernanda sempre defenderam que não tinham qualquer participação na tentativa de assassinato. Já Paulo Henrique mudou a versão que tinha apresentado na época da prisão, quando disse ter sido contratado pelo político.

A Justiça tinha autorizado a soltura deles na semana passada, mas isso ainda não tinha ocorrido porque uma das condições era o uso de tornozeleiras eletrônicas. Como o estado não dispõe do equipamento, a juíza Aline Iglesias entendeu que os réus não poderiam ser penalizados e autorizou a prisão domiciliar deles mesmo assim. Os três vão receber visitas surpresa da Polícia Militar, mas não haverá monitoramento em tempo real. Ainda não há decisão sobre se eles devem ou não ir a júri popular.

Publicidade

O crime

O vice-prefeito de Novo Acordo, Leto Moura Leitão Filho (PR), foi preso em flagrante como suspeito de encomendar o atentado contra o prefeito, Elson Lino de Aguiar (MDB). O atentando contra o prefeito, conhecido na cidade como Dotozim, foi no dia 9 de janeiro. Ele levou três tiros, inclusive um na cabeça, mas já recebeu alta do hospital.

*Com informações do G1 TO


Sair da versão mobile