Ícone do site Gazeta do Cerrado

Adapec mostra inexistência de casos de Mormo em Gurupi após questionamento de vereadores 

 

Na última segunda-feira, 10, o vereador Eduardo Fortes (PSDB), juntamente com os vereadores, Valdônio Rodrigues (PSB),  e Jair Sousa (PMDB), reuniram em Palmas com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, tratando sobre a proibição da Cavalgada de Gurupi. O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), e o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edinho Fernandes também participaram da reunião, organizada pela deputada Josi Nunes (PMDB).

Na ocasião, foi discutida a determinação judicial que restringe no município de Gurupi, aglomerações de equinos em eventos como cavalgadas, leilões e vaquejadas devido à doença do Mormo. Os vereadores de Gurupi defenderam a realização da Cavalgada durante a Expo Gurupi que acontece durante os dias 29 de abril a 06 de maio.

Gurupi é limítrofe aos focos que foram registrados em Formoso do Araguaia, Sandolândia e Cariri do Tocantins, o que provocou uma determinação judicial para impedir a proliferação da doença.

Publicidade

Após questionamentos dos vereadores, o presidente da Adapec, Humberto Camelo, comunicou hoje, 12, em ofício ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse, que todos os exames feitos com animais do município de Gurupi deram resultado negativo para Mormo.

Com o ofício em mãos, os vereadores irão tentar convencer o Ministério Público e o Poder Judiciário a liberar a cavalgada.

“Pelo resultado estamos livre da doença Mormo em Gurupi, porém não foi constatado sinais positivo dessa doença em nosso município. Vamos tentar convencer o Ministério Público e o Poder Judiciário a liberar a cavalgada”, finalizou Eduardo Fortes.

Sair da versão mobile