O jovem Matheus Lima, de 17 anos e natural de Paraíso do Tocantins, alcançou a nota máxima na redação do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), juntando-se ao seleto grupo de 60 estudantes de todo o país que obtiveram esse feito. Com uma rotina de estudos intensa, Matheus dedica-se a cerca de 7 horas diárias de preparação, aspirando usar suas notas para ingressar no curso de medicina.
Encerrando o ensino médio na Rede de Ensino e Propósito (REP) em Paraíso no ano passado, Matheus conciliava suas atividades acadêmicas com aulas online e trabalho ao lado de seu pai. Sua metodologia de estudo envolvia frequentar a escola pela manhã e, algumas vezes, à tarde, dedicando-se a exercícios e videoaulas em casa.
O tema da redação, que abordou os “desafios para enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, surpreendeu Matheus, que inicialmente enfrentou um bloqueio mental. Contudo, superando esse obstáculo, conseguiu expressar suas ideias ao longo da prova.
Essa não foi a primeira experiência de Matheus com o Enem, pois já havia participado nos anos anteriores, o que, segundo ele, contribuiu para sua excelente performance. O resultado, uma nota máxima na redação, foi recebido com surpresa enquanto estava no trabalho com o pai.
Agora, o estudante aguarda a oportunidade de ingressar em uma universidade, mirando no curso de medicina pela rede pública de ensino. Com uma média próxima a 750 pontos, Matheus espera alcançar seu objetivo. Seu esforço e dedicação foram reconhecidos pela diretora da escola, Fernanda Cardoso, que destacou sua responsabilidade e foco.
Para aqueles que fizeram o Enem, a utilização da nota para ingresso nas universidades públicas do Tocantins, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), é uma opção. As inscrições iniciam em 22 de janeiro e vão até 25 de janeiro, sendo que a UFT oferecerá 688 vagas em 35 cursos, enquanto a UFNT terá 280 vagas distribuídas em 15 cursos ministrados presencialmente. O resultado final da chamada regular do Sisu será divulgado em 30 de janeiro.