Ícone do site Gazeta do Cerrado

Advogados do Tocantins criam Frente de Juristas e protocolam pedido a favor de presidenta afastada

Dandara Barbosa

Gazeta do Cerrado

Nesta terça feira, 09, às 10 horas, aconteceu o evento na sede da OAB em Palmas, organizado pela Frente Brasil Popular, juntamente com a Frente de Juristas pela democracia, que são advogados que não apoiam o governo interino, por considerar o Impeachment da Presidenta afastada um golpe de Estado.

No evento, o grupo protocolou o pedido de reconsideração da posição do Conselho Estadual da instituição, acerca do Impeachment da Presidenta afastada, pois atualmente será votado no Senado, sendo a penúltima etapa do processo.

“O objetivo do protocolo é analisar o posicionamento da OAB e firmar que no Tocantins há juristas que repudiam a atitude tomada pela OAB, de apoiar o golpe de Estado em curso no Brasil,” disse a organização da Frente.

Segundo a Advogada Verônica Chaves Salustiano, que compõe o Coletivo Juristas pela Democracia, falou ao portal Gazeta do Cerrado, existem as perícias constantes nos autos do processo, uma do Senado e outra do Ministério Público Federal, e não houve cometimento de crime por parte da presidenta afastada.

“Provocamos a OAB a se manifestar, diante das provas apresentadas nos autos do processo que tramita no Senado, pois, como instituição defensora do Estado Democrático de Direito, deve pautar-se como tal, não podendo sustentar mais a tese adotada anteriormente”, contestou a advogada.

Ela explicou que o coletivo surgiu através do entendimento que o Impeachment da Presidenta eleita é um golpe de Estado, midiático, com amparo do judiciário.

A Frente Brasil de Juristas pela Democracia

É um coletivo que segue firme no propósito de defender a Constituição, a Ordem Jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos e a Justiça Social, por meio de seus coletivos signatários, atuam em todos os estados, em conjunto com todas as entidades e instituições comprometidas com a defesa da democracia, promovendo atos, debates, seminários e, sobretudo, a conscientização para a cidadania e a luta por direitos. O pedido de reconsideração da OAB sobre o pedido de impeachment é apenas um desses atos. 

Sair da versão mobile