Ícone do site Gazeta do Cerrado

Agência propõe criar a 1ª exposição de rochas e minérios do TO em reunião com Serviço Geológico do Brasil

Foto – AMETO

A Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) realizou nesta terça-feira, 16, reunião com o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), na qual foi feita uma a apresentação dos trabalhos delineados pelo Ameto e o planejamento de ações conjuntas entre as duas instituições com o intuito de alavancar a mineração no Estado do Tocantins.

Na ocasião, foi discutido a consolidação entre Ameto e SGB de um termo de cooperação técnica-científica, com vista ao financiamento da Ameto para realizar as análises geocronológicas e dar apoio às informações da Nota Explicativa do Mapa Geológico e de Recursos Minerais do estado do Tocantins.

Também foi apresentado o planejamento da Ameto para 2022/2023, que inclui o projeto MinerAção nas Escolas, que visa levar informações sobre o campo da mineração para os estudantes professores, e a sociedade civil em geral. A equipe da Agência também tratou das parcerias com a Universidade Federal do Tocantins – (Unitins) para a realização de uma especialização em agrominerais voltada para o setor mineral. Além dos cursos técnicos em mineração e intermediários que estão sendo planejados junto ao Instituto federal do Tocantins (IFTO).

O gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência de Goiânia do SGB-CPRM, Marcelo Ferreira, elogiou o empenho da Agência no fomento à mineração no Estado. “O Tocantins através de suas Secretarias e Agência, aliado ao SGB-CPRM, tem gerado e difundido informações geocientíficas para tornar o estado cada vez mais atrativo para investimentos nacionais e estrangeiros em pesquisas minerais. Somado a isso, projetos como o MinerAção nas Escolas é uma ótima forma de alcançar as crianças e adolescentes, que são os maiores difusores de informações, e consequentemente, a conscientização da população de que a atividade minerária responsável e com a garantia da sustentabilidade é extremamente benéfica a todos”, declarou.

Ferreira também discutiu com os técnicos da Ameto sobre o mapa Geológico e de Recursos Minerais do Tocantins que encontra-se em fase de conclusão pelo SGB-CPRM. “O Mapa Geólogico e de Recursos Minerais, bem como o SIG (Sistema de Informação Geográfica) está em sua fase final, e será disponibilizado no início de setembro. Além desse trabalho, estamos desenvolvendo um projeto de mapeamento sistemático de 5 folhas cartográficas (15.000 km²) na porção sudeste do estado, pois entendemos que as empresas de mineração anseiam por informações geológicas de detalhe, assim como levantamentos geoquímicos dessas áreas, os quais subsidiarão futuros prospectos minerais da iniciativa privada, gerando renda e empregos para estas regiões e para o estado”, disse.

Além disso, foi tratado sobre a realização de uma exposição pela Ameto em conjunto com SGB-CPRM, mostrando os principais trabalhos desenvolvidos pela Geologia, Hidrogeologia e atividades afins, para a sociedade. A exposição, que terá data definida, será realizada em um espaço que tenha bastante visibilidade para atrair a população.

Outro projeto da Ameto discutido com o SGB-CPRM é a parceria entre as instituições para a criação de um museu com amostras e informações de cunho Geológico, que proporcionará visibilidade e conhecimento e mostrará que a atividade minerária é essencial para a sociedade.

Para o presidente da Ameto, Mauro Mota, o Tocantins vivencia um momento ideal na mineração e a Agência têm projetos que evidenciam o grande potencial minerador do Estado e que ajudam no desenvolvimento socioeconômico da população. “A equipe da Ameto pensa grande e os projetos que estamos traçando e desenvolvendo visam auxiliar na ampliação da mineração com responsabilidade ambiental e alinhada com o desenvolvimento econômico, social e cultural das pessoas do nosso Estado”, afirmou.

MinerAção nas Escolas

É um projeto criado pela Ameto e que tem o objetivo de apresentar aos alunos da rede pública estadual e municipal, além da comunidade, detalhes das profissões que compreendem as Ciências da Terra, especialmente geologia, engenharia de minas e técnico em mineração e apresentar informações sobre o potencial do setor de mineração no Tocantins.

1º Exposição de Minérios do Tocantins

Um projeto da Ameto para exposição de minerais com amostras que ressaltem a beleza dos minerais e contextualizem os trabalhos desenvolvidos pela Geologia, Hodrogeologia e atividade afins, para a sociedade.

Museu da Mineração do Tocantins

Outro projeto da Agência, que tem o intuito de construir um acervo com diversos tipos de minerais das diferentes regiões do Tocantins e do Brasil para promover a divulgação das geociências e mostrar a beleza do reino mineral.

Fonte – Ascom AMETO

Sair da versão mobile