A deputada estadual Cláudia Lélis (PV) apresentou nesta terça-feira,08, em regime de urgência, projeto de lei que institui o Agosto Cinza, mês estadual de conscientização do cidadão no combate aos incêndios e queimadas no Tocantins. De acordo com a PL, o Agosto Cinza passará a integrar o calendário oficial de eventos do Estado por meio de ações nas áreas da Educação, Meio Ambiente e Saúde, em conjunto com as entidades afins, públicas ou privadas. O projeto requer também campanhas de conscientização, prevenção e combate aos incêndios e queimadas, nas zonas urbanas e rurais do Estado.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2020 o Tocantins chegou a alcançar o quinto lugar no ranking de queimadas do país, com 8.601 focos.
“ O mês de agosto é considerado o mais crítico do ano quando o assunto é queimada e os bombeiros recebem dezenas de chamados por dia para combate ao fogo. Esse período também é caracterizado pela baixa umidade do ar, altas temperaturas e aumento nos ventos, fatores que favorecem a ocorrência de focos de incêndio. Por isso a importância da instituição do Agosto Cinza, para intensificação das ações de conscientização da população”, reforçou a deputada Cláudia Lélis.
Confira a Live Ambiental Gazeta do Cerrado realizada sobre o Agosto Cinza no dia 15 de junho de 2021: