Ícone do site Gazeta do Cerrado

Água barrenta e mau cheiro: Deputada Claudia Lelis cobra fiscalização ambiental no Rio de Areia em Dianópolis

A deputada estadual Claudia Lelis
(PV) apresentou em regime de urgência, nesta terça-feira, 02, requerimento ao Governo do Estado para fiscalização da situação do Rio de Areia, afluente do Rio Tocantins, no município de Dianópolis, região sudeste, que está com água barrenta e mau cheiro.

“ Solicito que o Naturatins e demais órgãos de fiscalização encaminhe a está Casa de Leis, e ao comissão de meio ambiente e turismo, um relatório mostrando quais são as providenciais que estão sendo tomadas mediante a situação que a população da região denunciou. A imprensa mostrou imagens que mostram a situação do atrativo turístico e isso precisa ser investigado com rigor e urgência, e os culpados quando identificamos, punidos no rigor da Lei”, afirmou Claudia Lelis.

Rio de Areia

O Rio de Areia, afluente do rio Tocantins, localizado no município de Dianópolis, é marcado por várias cachoeiras, dentre elas se destaca a da orquídea, que fica a 4 km do centro da cidade, sendo bastante procurada pelos turistas, pela sua água cristalina.

De acordo com moradores da região, a situação a cerda de um ano, quando a água que era cristalina passou a ser barrenta e com cheiro ruim.

“ A cachoeira da Orquídea, importante atrativo turístico da região está interditada, pois o rio não tem condições de banho, a água não serve mais para o consumo humano, trazendo prejuízos para o turismo da região e para população ribeirinha. Essa situação é inaceitável e os órgãos ambientais precisam identificar o que está acontecendo” , cobrou Lélis.

Sair da versão mobile