Ícone do site Gazeta do Cerrado

Água Doce: Novo projeto musical do palmense Aluísio Cavalcante debuta com single Dobra

Água Doce surge no cenário musical à beira do Igapó, onde a sonoridade do norte do Paraná encontra elementos de psicodelia e sutilezas trazidos pelo quarteto de Londrina

Água Doce é composta por Aluísio Cavalcante (guitarra e voz), Mariana Franco (contrabaixo), André Coudeiro (bateria) e Daniel Loureiro (guitarra e flauta) - Foto: Carolina Sanches

O cantor e compositor Aluísio Cavalcante, que deu os primeiros passos em sua carreira musical no início dos anos 2000 na cena independente de Palmas (TO), está de volta com um novo empreendimento musical chamado Água Doce. No próximo dia 20 de outubro, a banda lançará seu primeiro single intitulado “Dobra”. Você já pode conferir um trecho do single e fazer o pré-save da faixa em várias plataformas no site da banda.

A música “Dobra” é uma parceria de Cavalcante com o compositor Gregory Mark, que também iniciou sua carreira no Tocantins e atualmente reside no cerrado goiano. A gravação ocorreu no estúdio Toque Grave, em Londrina, sob a produção musical de Marco Aurélio. A opção por uma gravação quase inteiramente ao vivo permitiu que a banda capturasse um arranjo coletivo que reflete suas influências e paisagens sonoras atuais, conforme destacou Cavalcante.

Aluísio Cavalcante, cantor e compositor que cresceu em Palmas(TO), onde iniciou sua carreira musical no começo dos anos 2000 – Foto: Carolina Sanches

Água Doce surge no cenário musical à beira do Igapó, onde a sonoridade do norte do Paraná encontra elementos de psicodelia e sutilezas trazidos pelo quarteto de Londrina. A banda é composta por Aluísio Cavalcante, Mariana Franco, André Coudeiro e Daniel Loureiro. Apesar de flertar com o rock progressivo e os ritmos brasileiros, as harmonias e letras das músicas da banda revelam uma delicadeza inerente por trás das composições.

A formação da Água Doce é recente, datada de 2022, e já tem chamado a atenção na cena musical de Londrina, com apresentações enérgicas e repletas de personalidade, envolvendo improvisações e momentos reflexivos. Guiados por um repertório de composições autorais e interpretações inesperadas, o quarteto iniciou as gravações de seu primeiro álbum, previsto para lançamento em janeiro de 2024.

Publicidade

Ouça uma prévia da música aqui.

Sobre a Água Doce

Água Doce é composta por Aluísio Cavalcante (guitarra e voz), Mariana Franco (contrabaixo), André Coudeiro (bateria) e Daniel Loureiro (guitarra e flauta). O quarteto se formou a partir do repertório de Cavalcante, um experiente compositor e cantor com quase duas décadas de carreira musical. Cavalcante é conhecido por seu trabalho com o grupo Guaimbê e o álbum “Mar de Algaroba”, que recebeu o Prêmio da Música das Minas Gerais em 2021 e 2022, bem como pelo álbum “Cantigas e Quintais” (2022), contendo músicas do poeta Gilson Cavalcante, produzido em colaboração com o pernambucano André Macambira.

Mariana Franco é uma arranjadora e musicista formada na Universidade Estadual de Londrina e faz parte de diversos projetos musicais autênticos na cena londrinense, como a Caburé Canela, Londrina HotClub e a Curva de Rio, liderada por Carolina Sanches. A seção rítmica da Água Doce também conta com o baterista e percussionista André Coudeiro, que se destaca nas rodas de choro, samba e grooves latinos e brasileiros. Por fim, Daniel Loureiro, compositor e guitarrista em projetos independentes e autorais renomados, como a Mão Rítmica Azul, Bule Verde Jazz Orcha e Entrópica.

Leia também:

Tocantins em Concerto: No sudeste, ruínas de Natividade recebe encontro de música clássica e cancioneiro popular

Música e artesanato marcam lançamento do livro de Nonô Noleto

Guardiões do Beat: Produtor transporta tocantinenses para o ano de 2099 em filme que fala sobre música

Duo tocantinense Organicool lança single por um dos principais selos da música eletrônica do país

Cinebiografia: Música e polêmicas: História de Whitney Houston chega aos cinemas

Música: Simaria, da dupla com Simone, anuncia que vai se ‘afastar dos palcos’

Sair da versão mobile