Ícone do site Gazeta do Cerrado

Alarme falso de rompimento de barragem assusta moradores de Tocantínia e Miracema

Brener Nunes

Na noite deste domingo, 23, moradores dos municípios de Miracema e Tocantínia, foram alertados por mensagens falsas de que a barragem da UHE Lajeado havia rompido.

As mensagens foram espalhadas pelo aplicativo WhatsApp. Muitos moradores também ligaram para parentes e amigos alertando do rompimento.

Em vídeos, moradores desesperados de Tocantínia começam a abandonar suas casas e sair da cidade.

Fileiras de carros, motos e até pessoas a pé eram vistas na estrada durante a noite.

Também em vídeo, o sargento Gutembergue, tranquiliza a população e desmente as mensagens espalhadas. “Essa situação não é verídica. Um policial nosso foi ao local, e está tudo normal. O serviço do interior da barragem está tranquilo”, afirmou o sargento.

“Foi só uma conversa mentirosa, falsa. Todo mundo pode ficar tranquilo”, destacou Gutembergue.

Fake News

Em nota, a Investco, empresa responsável pela UHE Lajeado, afirma que todas as notícias de rompimento são falsas. Confira a nota na íntegra:

A Investco informa que todas as recentes notícias veiculadas sobre a barragem da UHE Lajeado são fake news. A Companhia realiza todas as inspeções exigidas pela legislação por meio de empresas independentes, e a usina está operando em total normalidade. A Investco acrescenta que ainda neste ano a UHE Lajeado foi apontada como a melhor usina do Brasil pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, com nota 100 nos quesitos Segurança e Meio-Ambiente.

Sair da versão mobile