Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
Oito casos de meningite foram notificados até abril deste ano em Araguaína, região norte do Tocantins. De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, os casos estavam sob investigação e cinco foram confirmados e três descartados após exames.
Ainda de acordo com os dados, a secretaria recebeu em 2017, 31 notificações. Desses casos, 19 deram positivos e 12 negativos. A meningite é uma doença que afeta as membranas que cobrem o encéfalo e a medula espinhal. Existem dois tipos, a viral e a bacteriana.
A meningite do tipo viral tem sintomas mais leves, se assemelham aos sintomas da gripe e dos resfriado. Já a bacteriana, é a mais grave. Ela é causada pelas bactérias meningococos, pnemococos ou hemófilos, esse segundo tipo é a mais grave e é altamente contagiosa e pode causar seqüelas e levar a morte caso não feito o tratamento correto.
Por conta dos novos casos, a Secretaria de Saúde da cidade está levando conscientização através de palestras dentro das Unidade de Básicas de Saúde, para que a população saiba reconhecer os sintomas da doença e possa procurar ajuda médica.
Para a coordenadora do Programa Municipal das Meningites, Iray Lopes, a vacina protege adolescentes e amplia a proteção indireta das pessoas não vacinadas.
“A vacina meningocócica C tem um poder muito eficaz na prevenção da doença. Por isso é tão importante tirar as dúvidas da comunidade e falar sobre a importância da vacinação”.
Veja abaixo os locais onde vão acontecer as palestras
Dia 07 (segunda-feira)
Às 8 horas – UBS Palmeiras do Norte (Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte);
Às 13h30 – UBS Albeny Soares de Paula (Av. Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães);
Dia 09 (quarta- feira)
Às 8 horas – UBS JK (Av. Bernardo Sayão, s/nº, Bairro JK);
Às 14h – UBS Maria dos Reis (Av. Bernardo Sayão, 1082, Setor Barros).
Dia 11 (sexta- feira)
Às 8h30 – UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Rua 9, Qd 1 Lt 1, Setor Dom Orione);
Ás 7h30 – Centro de Convivência do Idoso Setor Noroeste.