Ícone do site Gazeta do Cerrado

Alerta de risco de falta de sangue O- no Tocantins preocupa; saiba como doar

A Hemorrede do Tocantins está com os estoques de sangue tipo O- (negativo) em estado crítico - Foto: Mariana Ferreira

A Hemorrede do Tocantins está com os estoques de sangue tipo O- (negativo) em estado crítico, sob-risco de falta para casos emergenciais. Por isso, está convocando os doadores para que se sensibilizem e compareçam a uma unidade do hemocentro mais próximo para, mais do que nunca, praticar esse gesto voluntário de doar sangue e reverter essa situação.

O sangue ‘O negativo’ é considerado universal e pode ser transfundido em qualquer pessoa, pois, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sangue do paciente, ele é utilizado pelos hospitais. Por isso, esse tipo sanguíneo é de fundamental importância e não pode faltar nos bancos de sangue.

“Estamos passando por uma situação delicada, por isso estamos convocando toda a população para comparecer em uma de nossas unidades, a situação é crítica e alarmante, o sangue não tem como ser fabricado, por isso precisamos da ajuda dos nossos doadores para reverter essa situação”, afirmou a superintendente da Hemorrede do Tocantins, Heloina Oliveira.

Requisitos básicos para doação de sangue:

Sair da versão mobile