Ícone do site Gazeta do Cerrado

Alerta sobre uso público de imagens do Parque Estadual do Jalapão para fins comerciais

Em virtude da constante busca de empresas do ramo de filmagens e ensaios fotográficos na área que compreende o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) alerta as empresas que trabalham com imagens para fins comerciais, que as mesmas necessitam seguir procedimentos estabelecidos por legislação específica.

Com a medida o Naturatins, órgão responsável pela gestão do Parque, visa preservar os recursos naturais da região, na qual o PEJ está inserido. Fato que restringe suas formas de uso público.

Por estas razões os interessados em filmar ou fotografar com finalidade comercial, devem entrar em contato antecipadamente com a Gerência de Unidades de Conservação, Parques Estaduais e Monumento Natural, pelo e-mail usopublico@naturatins.to.gov.br, para abertura do processo de avaliação, autorização de produção e assinatura de termo de compromisso. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone +55(63) 3218.2678.

Vale ressaltar que em caso de descumprimento das normas referente ao uso público de imagem, as empresas estão sujeitas a sansões, como a aplicação do Art. 88, do Decreto Federal n° 6.515/2008, que trata da exploração ou uso comercial de imagem de Unidade de Conservação, sem autorização do órgão gestor da Unidade. A multa varia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).

Fazem parte dos atrativos turísticos do PEJ, as dunas e a Serra do Espírito Santo. A região possui riqueza de opções associadas à drenagem natural do lugar como rios, lagoas, cachoeiras, corredeiras e ressurgências hídricas, conhecidas como “fervedouros”.

Segundo o Gerente das Unidades de Conservação, Parques Estaduais e Monumento Natural, Marcelo Henrique Costa Rodrigues, esta diversidade de ambientes e ecossistemas possui comprovada fragilidade e resulta em um desafio para a gestão do Parque. “O ordenamento e regulamentação do Uso Público (uso de imagem e atividade turística entre outras), no Jalapão é de suma importância para que toda essa beleza natural, quase selvagem que atrai os visitantes, além dessas produções audiovisuais não seja prematuramente prejudicada pelos excessos”, considerou.

Proteção

Desde a sua criação em 12 de janeiro de 2001, o Parque pertence à categoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral. Dentro desta política de proteção e monitoramento dos recursos naturais, biológicos, cênicos e culturais que o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris de Oliveira, defende.

“Temos como proposta conscientizar os interessados em produzir imagens no Parque Estadual do Jalapão, a se adequarem as normas de uso público do local. O nosso objetivo é que, entendam que a região possui um rico patrimônio ambiental, mas precisa ser cuidado para que as futuras gerações possam conhecer e desfrutar dessas belezas naturais” enfocou.

Dunas do Jalapão, Tocantins

Outro ponto importante de regulamentação é relativo às empresas operadoras do turismo, que realizam o transporte regular de visitantes ao Parque. O Naturatins solicita que as mesmas se cadastrem no sistema Cadastur, do Ministério do Turismo.

Também é necessário que as empresas se dirijam ao órgão, para entrarem com o processo de licenciamento ambiental para realização de atividade turística. Já que em breve o Instituto irá exigir o referido cadastramento. A iniciativa visa o mais rápido possível, levantar identificar e licenciar as empresas que trabalham com o receptivo local.

É permitido que essas empresas realizem filmagens dos atrativos turísticos do Parque, desde que, para utilização como material publicitário nos sites das agências ou em banners. Mas estarão sujeitas a sansões e usarem as imagens para fins comerciais.

Sair da versão mobile