Ícone do site Gazeta do Cerrado

Aleto, 35 anos: Claudia Lelis homenageia Marcelo Miranda que faz questão de destacar sua “lealdade”

Durante sessão solene em homenagem aos 35 anos de criação da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), nesta quinta-feira,29, solicitada pelo deputado Amélio Cayres (Republicanos), a deputada estadual Claudia Lelis (PV) realizou homenagem ao ex-governador Marcelo Miranda (MDB). As homenagens foram entregues a personalidades que contribuíram com o fortalecimento da Assembleia Legislativa e com o desenvolvimento do Estado nestes 35 anos. Os 15 homenageados receberam diplomas e a Comenda da Honra ao Mérito do Legislativo. A Assembleia Legislativa foi criada em 1º de janeiro de 1989, quando ocorreu a primeira sessão legislativa.

Claudia Lelis destacou a importância da liderança e dedicação do ex-governador para o desenvolvimento e fortalecimento da Aleto e do Tocantins. “O ex-governador sempre demonstrou um compromisso inabalável com os princípios democráticos e o progresso do Tocantins e seu trabalho tem reflexo até hoje na vida da população tocantinense”, destacou Claudia.

A parlamentar também lembrou de sua trajetória profissional junto ao governador Marcelo, e como vice-governadora do Tocantins trabalhamos e enfrentamos os desafios de administrar o Tocantins e o trabalho incansável do ex-governador pelo nosso Estado, está registrado na história do Estado. “Eu poderia citar as diversas obras físicas que o Marcelo fez, ou as melhorias que o Ele trouxe e implantou aqui na Assembleia, como o plenário mais moderno, informatização e valorização do servidor. Mas, eu quero destacar é o caráter humano, o olhar diferenciado que o Marcelo sempre teve pelo cidadão tocantinense, seja aqui na Assembleia, ou enquanto governador, o Marcelo Miranda, sempre buscou dar ao povo do Tocantins dignidade e cidadania”, lembrou a parlamentar durante seu pronunciamento.

Perfil Marcelo Miranda

Marcelo Miranda é agropecuarista e bancário natural de Goiânia (GO). Iniciou sua vida política em 1990, quando foi eleito deputado estadual por duas vezes pelo PMDB e foi reeleito ao terceiro mandato pelo PFL. Nesse período, foi presidente da Assembleia Legislativa por dois biênios consecutivos. Promoveu em sua gestão melhores condições de trabalho para servidores e deputados, com a construção de um plenário mais amplo e moderno, dotado de tecnologia de última geração.

Foi também um período de informatização de todos os setores da Casa. Por ter sido eleito governador pelo PFL, renunciou à presidência do Parlamento em 31 de dezembro de 2002. A vaga de deputado foi ocupada pelo deputado Valuar Barros. Já a presidência da Assembleia ficou com o deputado João Renildo de Queiroz (PFL), primeiro vice-presidente da Casa.

Reeleito já pelo atual partido (PMDB), por mais quatro anos, foi afastado em agosto de 2009, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral. O deputado Carlos Henrique Gaguim, então presidente do Legislativo, assumiu o governo interino por 30 dias, convocando eleições indiretas, sendo eleito governador até o final do mandato. Em 2010 foi eleito senador, mas teve negado seu diploma pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER). Em 2014 volta à cena política e conquista pela terceira vez o cargo de Governador do Estado do Tocantins.

Sair da versão mobile