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Alimentação dos pacientes do HGP é regularizada com doações

A alimentação foi retomada na noite desta quarta-feira

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins retomou na noite desta quarta-feira, 25, a alimentação dos pacientes do Hospital Geral de Palmas. Durante todo o dia, governo do Tocantins realizou uma campanha nas redes sociais solicitando aos empresários e comunidade ajuda para manter a alimentação dos pacientes.

As refeições haviam sido suspensas na terça-feira, após o café da manhã, quando a Litucera, empresa responsável, não fez o fornecimento. De acordo com a empresa, o abastecimento foi suspenso por não conseguir repor os alimentos do hospital porque o governo deve R$75 milhões.

Em nota, o Governo do Estado informou que “está contando com a doação de alimentos voluntários, como empresas e particulares”. Ainda segundo nota, o pagamento que estava previsto para quarta-feira, no valor de R$ 2 milhões foi rejeitado pela empresa que insiste em receber R$ 10 milhões para retomar os trabalhos.

O Governo disse ainda não reconhecer o montante total da dívida e reforçou que e que parte dos serviços cobrados foram realizados no fim da gestão passada.

O defensor público Arthur Luiz Pádua Marques que visitou a unidade hospitalar reforçou que o Nusa – Núcleo Especializado de Defesa da Saúde da Defensoria recomendou que a Litucera retomasse as atividades imediatamente, e se preferir deixe o contrato com o Governo no prazo de 90 dias, tempo para que o estado se organize e contrate outro prestador evitando a paralisação.

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Ele considerou desrespeitosa e desumana, com os pacientes, a ação da empresa. Para ele, a cobrança deveria ser realizada de forma legal, que a Litucera informasse ao governo data da suspensão, e não como foi feito.

 

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