Reitoria do IFTO – Foto – Divulgação
Lucas Eurilio
As instituições federais de ensino superior tem sofrido muito, principalmente neste ano, onde o orçamento de Universidades e Institutos Federais foi ameaçado várias vezes e diversos bloqueios aconteceram pelo Governo Federal.
A Gazeta do Cerrado repercutiu o assunto e chegou a entrevistar o professor Adão Francisco, que é pesquisador em Educação e analisou um dos confiscos feito pelo Governo Federal. (Leia no final da matéria).
Nesta terça-feira, 20, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) publicou uma nota anunciando que foram desbloqueados R$ 3.325.559 do orçamento da instituição de ensino. O valor havia sido bloqueado em novembro.
Além disso, o Instituto afirmou também que o dinheiro será usado para pagar as despesas que estavam pendentes.
“O Instituto Federal do Tocantins informa que foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC), na sexta-feira, 16, o desbloqueio no valor de R$ 3.325.559, do orçamento previsto pra 2022. recompondo, assim, o valor que havia sido bloqueado em novembro. O IFTO esclarece ainda que, além disso, o governo federal fez o repasse de 90% das despensas, possibilitando assim a regularização dos pagamentos que estavam pendentes, no âmbito do IFTO”, diz a nota.
Leia mais sobre o assunto
Pesquisador em Educação analisa confisco de Universidades e Institutos Federais | Gazeta do Cerrado