Ícone do site Gazeta do Cerrado

Alto nível de ansiedade e estresse pode afetar a visão, alertam especialistas

Divulgação

Especialistas dão dicas para evitar o desenvolvimento de problemas oculares

Mais de 18 milhões de brasileiros convivem com a ansiedade, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, 9,3% da população. Com o cenário atual, ficar atento a essa questão se torna essencial para, caso seja necessário, buscar ajuda médica para o tratamento antes que o problema se agrave.

A ansiedade pode provocar vários outros efeitos negativos no organismo, inclusive prejudicar a visão. O estresse e a ansiedade podem causar espasmo muscular. Com a alteração na musculatura alguns sintomas podem surgir, como visão embaçada, dores de cabeça, ardor ocular e miopia induzida.

“O paciente ao sentir qualquer alteração nos olhos, por mais simples que parece, como um espasmo muscular, deve procurar um oftalmologista. O médico especialista vai investigar o problema, identificar, tratar e orientar da forma mais adequada”, destacou o especialista em cirurgia refrativa, Tiago Bessa.

Para aliviar a tensão e relaxar a visão, a oftalmologista, Dra. Vivian Bessa, dá algumas dicas.

“Faça pausas de alguns minutos durante o dia e saia da frente do computador. Cuidado com a iluminação no local em que esteja trabalhando. Faça consultas de rotina com o oftalmologista, pelo menos, uma vez por ano. Se tem problemas na visão, avalie com seu médico a necessidade de exames em tempos menores. Se usa óculos, não se esqueça de usá-los ao longo do dia e da noite. Tenha momentos de descanso e lazer em casa”, explicou a oftalmologista.

Publicidade

Fonte: Precisa Assessoria

Sair da versão mobile