O nível de testosterona nos homens está associado a um comportamento que leva à compra de produtos de luxo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia).
A pesquisa indica que o hormônio, associado com a agressividade, leva os homens a comprar artigos caros, como roupas, eletrônicos e carros, para manter seu status. Seria como se a agressividade física tivesse evoluído para a agressividade de consumo.
O estudo avaliou 243 homens que tinham idades entre 18 e 55 anos. Divididos em dois grupos, um de teste e um de controle, eles receberam uma dose de um gel de testosterona ou um placebo (sem efeito clínico). Eles voltaram ao laboratório algumas horas mais tarde e foram submetidos a dois testes sobre percepção sobre produtos associados com alto status e o primeiro grupo apresentou resultados mais propensos a esses artigos.
“No nosso reino animal mais próximo, os machos passam muito tempo e gastam muita energia para estabelecer dominância. Também fazemos isso, mas nossas armas são o que vestir, o que dirigir e onde morar, em vez de usar garras, punhos e músculos”, afirmou, em nota, Colin Camerer, professor de economia comportamental.
O estudo foi conduzido por pesquisadores da Caltech, da Universidade da Pensilvânia e do Laboratório ZRT.