Ícone do site Gazeta do Cerrado

Amastha critica “falta de estrutura” e promete transformar Romaria em referência no turismo religioso

Ao prestigiar a tradicional missa da Romaria do Senhor do Bonfim na manhã desta quarta-feira, 15, em Natividade, no sudeste do Estado, o candidato a governador do Tocantins pelo PSB, Carlos Amastha, garantiu estruturar e transformar o evento em referência em turismo religioso no Tocantins.

“Um evento gigantesco, é verdade, mas que falta tudo. Falta estrutura, faltam atrações e meios para diversificar e ampliar. Com o exemplo de Palmas, como a transformação do Capital da Fé que realizamos, a população sabe que temos condições de criar iniciativas para a romaria beneficiar a região com o desenvolvimento que o turismo traz”, declarou.
Amastha citou pontos de seu plano de governo relacionados ao turismo e desenvolvimento regional para citar algumas das ações que o governo do Estado pode executar. A propósito, o desenvolvimento através do turismo possui amplo destaque no plano de governo de Amastha, lançado na terça-feira, dia 14. “Primeiro é estruturar, dar condições ao romeiro, a quem vem aqui para trabalhar, enfim Segundo, divulgar para o país todo este evento. E fazer uma divulgação maciça. Depois, criar atrações religiosas, culturais para tornar ainda maior. E que não fique apenas nesta época do ano, mas possa ser feito de forma constante. Isso impulsiona a economia, sem dúvida”, comentou.

“Temos aqui a tradição do evento, o povo maravilhoso que faz disso aqui a beleza que é e a fé deste povo. Mas falta tudo, estrutura, apoio à Igreja Católica que organiza e as medidas para gerar mais emprego e renda. Exemplo: qualificação e oportunidades para os vendedores melhorarem ainda mais sua renda, como financiamentos que o Estado pode oferecer”, complementou.

Amastha fez questão de ressaltar a emoção que sentiu durante a missa, ao ver as manifestações de fé dos romeiros. “É maravilhoso o nosso povo. O tocantinense que vem aqui e demonstra a sua fé, na essência, e recebe o povo que vem de várias partes do país. Magnífico!”, disse.

Porém, Amastha criticou a falta de “uma mínima atitude do Estado” para procurar melhorar as condições do local e do evento. “É lamentável, primeiramente, a falta de visão empreendedora. Segundo, a falta de vontade política de fazer algo. O mínimo já poderia fazer uma diferença para os moradores do povoado que vivem aqui. Mas, infelizmente, não há o que se esperar da gestão, que não faz nada e ainda vem aqui como se tivesse feito algo”, comentou.

Publicidade

APOIO POPULAR

Amastha estava acompanhado dos senadores Ataídes Oliveira (PSDB) e Vicentinho Alves (PR), candidatos à reeleição de sua chapa, o candidato a vice-presidente, Oswaldo Stival, o deputado Ricardo Ayres (PSB) e líderes políticos da região. Após a missa, a comitiva liderada por Amastha visitou a igreja do povoado.

Durante a missa e, principalmente, após a celebração, ao caminhar pelos diversos setores do festejo foi cumprimentado e recebeu manifestações de apoio e de voto de populares. Entre outras frases, moradores da cidade e da região se dirigiam a Amastha como “o próximo governador do Tocantins”, “o homem mais preparado para governar o Tocantins” e até mesmo “quem tirou Palmas do buraco e vai resolver os problemas do Tocantins”. “É muito gratificante essas manifestações. Nos enche de orgulho, mas também de força e grau de responsabilidade. Não prometemos. Temos o que mostrar e o povo sabe disso e confia naquilo que fizemos e podemos fazer. O Tocantins precisa, com urgência, de uma gestão eficiente, moderna e desburocratizada para voltar a crescer”, finalizou.

Sair da versão mobile