Ícone do site Gazeta do Cerrado

Ancião centenário indígena aguarda cirurgia no HGP e família cobra agilidade

Maria José Cotrim

Um indígena ancião com 100 anos de idade, Severo Xerente está internado no Hospital Geral de Palmas no apartamento 317  aguardando uma cirurgia de  fratura no Fêmur  desde o dia 24 de julho deste ano. A família relatou á Gazeta do Cerrado que a cirurgia já foi marcada quatro vezes. “Ele é Idoso tem 100 anos e fica de Jejum todas vezes o dia e noite e na manhã do dia seguinte eles alegam não ter UTI  já conversamos com administração eles prometem mais não resolve nada”, contou o filho do ancião, o assistente social, Carlos Augusto.

Conforme o filho, o diagnóstico é de que o pai tem uma fratura no colo do fêmur. “Eles alegam que não tem vaga na UTI e por causa da idade ele terá que ficar um dia na UTI”, relatou o filho. A família tem intenção de acionar a Defensoria Pública  e o Ministério Público para resolver o impasse. “Ele falam que ele é prioridade por causa da idade mas isso é só no discurso, na prática é diferente”, frisou.

O apelo da família acontece nas vésperas do governador Marcelo Miranda entregar mais leitos de UTI. O evento de inauguração será amanhã no HGP.

Sesau responde

A Secretaria Estado da Saúde informou que o paciente Severo Xerente tem estado de saúde estável e está internado no Hospital Geral de Palmas (HGP) sob os cuidados da equipe multiprofissional da Unidade.  A cirurgia do paciente, segundo o hospital, necessita da disponibilidade de vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e devido a grande demanda de pacientes urgentes quem chegam ao hospital com necessidade de leitos de UTI, a cirurgia ainda não foi realizada. O paciente será operado conforme a programação médica, segundo o hospital.

Sair da versão mobile