Ícone do site Gazeta do Cerrado

Aneel aprovará aumento de energia para o Tocantins no próximo dia 30

Brasília - O consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Todos os anos, dia 4 de julho é a data que entra em vigor a tarifa de energia elétrica do Tocantins

O valor da nova tarifa no Tocantins será anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL na próxima semana, no dia 30/6. O processo foi confirmado pela pauta da 23ª reunião pública ordinária agendada para às 9 horas da terça-feira. A reunião terá transmissão on-line.

O aumento este ano pode  ser de 10,91% para o cliente residencial conforme divulgado pela  ANEEL, quando anunciou a revisão tarifária para a Energisa Tocantins.

Na revisão proposta que finalizou este mês, a baixa tensão terá um aumento médio de 11,65% e a alta tensão terá uma redução de 0,57%.

Por conta da queda no valor da tarifa das indústrias, o consumidor terá um efeito médio de 9,14% de aumento. Mas as famílias sentirão em suas casas os 10,91% de aumento. Esses índices de aumento são preliminares, é que a cada cinco anos o consumidor de energia pode opinar sobre o custo e para isso, devem ser realizadas audiências públicas e consultas. Por conta da pandemia, este ano a consulta foi toda digital e o processo encerrou no dia 6/6.

Além disso, a ANEEL irá definir os limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – DEC e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – FEC para o período de 2021 a 2025.

Já a Energisa Tocantins anunciou que irá falar sobre a revisão tarifária e os investimentos em 1 de julho.

Sair da versão mobile