Ícone do site Gazeta do Cerrado

ANS suspende comercialização de 17 planos de saúde

Reprodução Google Imagens

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Um relatório divulgado nesta sexta-feira, 30, suspende temporariamente a comercialização de 17 planos de saúde de três operadoras no país. De acordo com as informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a medida que começa a valer a partir do dia 7 de dezembro, foi necessária por conta de várias reclamações sobre a cobertura assistencial.

Os operadores que tiveram os serviços suspensos atendem cerca de 156,6 mil beneficiários. A agência disse ainda que os clientes estão protegidos com a  medida e terão assistência regular.

As operadoras são avaliadas a partir das reclamações registradas no Monitoramento da Garantia de Atendimento e tem o objetivo de fazer as empresas qualificarem os atendimentos aos consumidores.

“Dessa forma, o beneficiário fica mais protegido, já que não haverá ingresso de novos contratantes. Por outro lado, novos consumidores não correm o risco de contratar um produto que não estiver atendendo adequadamente”, explica o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, Rogério Scarabel.

Publicidade

Paralelo à suspensão, a ANS liberou oito operadoras para que elas possam comercializar 19 planos de saúde que estarão disponíveis para contratação também a partir do dia 7.

Perfil das reclamações

Gráfico das Reclamações – Divulgação ANS

De acordo com os dados do Monitoramento da Garatinha de Atendimento, entre 1º de julho e 30 de setembro foram registradas aproximadamente 17.314 reclamações nos canais de atendimento da ANS. Dessas, 16.442 mil foram consideradas para que a medida fosse tomada pelo Programa de Monitoramento.

No trimestre, cerca de 95,62% das queixas foram resolvidas segundo a Agência, o que mostra um aumento na resolução dos problemas se comparados com o trimestre anterior, quando 93,2% das situações tiveram solução para os consumidores.

Clique aqui para acessar a lista de planos de saúde com a comercialização suspensa.

Sair da versão mobile