Ícone do site Gazeta do Cerrado

Ao lado do governador, Professora Dorinha pleiteia recursos para Hospital Universitário e Programa TO Produtivo

A senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO) participou, nesta quarta-feira (17), de uma audiência com o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, para tratar da viabilização de um financiamento ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para o Programa Tocantins Produtivo.

Juntamente com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi feita a solicitação de um empréstimo no valor de 200 milhões de dólares, com uma contrapartida do Governo do Estado na ordem de U$ 50 milhões. A senadora já havia relatado essa autorização de empréstimo na Comissão de Assuntos Econômicos, que também foi aprovada pelo plenário.

O Tocantins Produtivo é um programa Agro Logístico de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar, Turismo Inclusivo e Adaptação às Mudanças do Clima no Estado do Tocantins (Programa Tocantins Produtivo). É gerido pela Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), com a participação de outras secretarias estaduais.

Além disso, esse recurso contribuirá também para a construção do Hospital da Universidade Federal do Tocantins (HUFT), projeto que a senadora Professora Dorinha é parceira desde o seu primeiro mandato como deputada federal.

“É muito importante essa disposição do Governo do Tocantins, que se organizou e, por isso, pode pleitear empréstimos importantes, como esse caso para a modernização da gestão, e o hospital universitário, que vem não só contribuir com a universidade, mas com o atendimento de saúde à população”, disse Dorinha..

O governador ressaltou que o objetivo desse recurso é para o maior número possível de ações dentro do programa Tocantins Produtivo.

Nesta audiência com o ministro Padilha, também acompanharam o deputado federal Ricardo Ayres, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, os secretários da Educação, Fábio Pereira Vaz, da Fazenda, Júlio Edstron, do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura, da Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior, e o presidente da Tocantins Parcerias, Thomas Jefferson Gonçalves.

Sair da versão mobile