O senador Eduardo Gomes (PL-TO) concedeu entrevista ao O Globo onde falou sobre o clima no Congresso, relações políticas e avaliou ainda o cenário para as eleições deste ano.
Dentre várias análises ele chegou a prever que as eleições municipais vão reproduzir o embate entre petismo e bolsonarismo.
“A eleição vai ser muito acirrada. O resultado vai ser bem dividido, mas majoritário ao campo da oposição. A tendência dos partidos do centro é caminhar mais ao lado do PL”-, alegou.
Questionado se vê espaço para candidaturas alternativas em 2026 ele foi categórico na resposta: “A influência será dos candidatos ligados ao governo e dos vinculados ao Bolsonaro. Não tem terceira via. É um lado ou outro. As alternativas não conseguem consistência eleitoral” disse.
Revisão
Em outro momento, ele se colocou a favor de uma revisão completa dos mandatos. “Defendo cinco anos para senador e deputado federal. Não sei exatamente os prazos para o Supremo, mas é uma discussão válida. Um dos grandes problemas pela indefinição de rumo de governo é porque eu sempre tenho a sensação de que o tempo do mandato do Presidente da República está errado. Deveria ser cinco anos sem reeleição, porque você passa praticamente um ano cuidando de eleição municipal e da própria reeleição”, alegou.