Ícone do site Gazeta do Cerrado

APAE de Aliança ganha ônibus adaptado

Garantir o acesso à Educação de qualidade para todos os estudantes é uma das prioridades do Governo do Estado. Com esse intuito, nesta sexta-feira, 9, o governador Marcelo Miranda e a secretária da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavarese Sechim, entregaram à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Aliança – Escola Amor Fraterno, um ônibus adaptado para o transporte dos estudantes. O investimento para a aquisição do veículo foi de R$ 168 mil em recursos do tesouro estadual.

 

Na solenidade, realizada em Gurupi, os alunos se emocionaram ao receber o veículo. “Em nome dos alunos e profissionais da Apae agradeço a todos que ajudaram para que esse ônibus chegasse até nós, pois será muito útil. Isso mostra a preocupação do nossos governantes com os alunos especiais. É através de ações assim que recebemos uma Educação digna, independente das nossas limitações”, disse a estudante Karoline Viana Costa.

 

Para os pais, o veículo adaptado representa a tranquilidade com o transporte dos filhos até a escola. “É muito bom saber que ele vai estar em um ônibus com todo o conforto e segurança. Só tenho a agradecer à Apae por tudo o que meu filho tem evoluído desde que entrou na escola, aos 9 meses de idade. Ele tem tido um desenvolvimento muito bom, porque recebe um atendimento realmente especial”, comemorou Marileide Alves da Silva, mãe do estudante João Neto Alves Ferreira, de 4 anos.

 

Além de Aliança, as Apaes de Dianópolis, Taguatinga, Nazaré foram beneficiadas recentemente com a entrega de ônibus adaptados. A próxima a receber o veículo será a Apae de Colmeia. Para a aquisição de cinco veículos, foram investidos cerca de R$ 840 mil.

 

Em seu discurso, o governador falou sobre os investimentos na Educação Especial. “Além da aquisição desses cinco ônibus que vão colaborar para o acesso desses estudantes, o mais importante é o atendimento que eles recebem nessas escolas. Por isso, valorizamos todos os profissionais envolvidos e agradecemos a eles que estão no dia a dia desses alunos. Também somos gratos aos pais que confiam a Educação dos seus filhos diariamente às Apaes. Esse ônibus vai fortalecer mais ainda o respeito a esse alunos e levar a eles o que mais queremos: o crescimento e o bem estar social”, enfatizou.

 

Apae de Aliança

 

Segundo a diretora da Escola Amor Fraterno, Terezinha Fernandes de Sousa Teles, o novo veículo possibilitará não apenas o acesso, mas também a permanência dos educandos na unidade escolar. “É de suma importância oferecermos esse transporte, pois as famílias, em sua maioria, não possuem condições de realizar o deslocamento dos filhos até a Apae. Com esse ônibus adaptado, além de facilitar a mobilidade dos nossos alunos, será para eles mais um estímulo que culminará na melhoria da aprendizagem”, contou.

 

O presidente da Apae de aliança, Maurílio Lourenço Borges, também agradeceu o benefício concedido à instituição. “Estamos muito gratos por mais essa parceria com o Governo do Estado, o que irá contribuir para que o atendimento desses estudantes seja cada vez melhor”, disse o gestor da Apae, que atende 103 estudantes e conta com 25 profissionais de diversas áreas.

 

Educação Especial no Tocantins

 

Na oportunidade, a titular da Seduc, Wanessa Zavarese Sechim, lembrou que o Tocantins é o único estado da federação em que a Apae consta no Censo Escolar como escola especial estadual reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).  “Também somos pioneiros na inclusão de meta específica no Plano Estadual da Educação para garantir o acesso, o atendimento, a permanência e o sucesso desses alunos com deficiência”, frisou.

 

Atualmente, o Estado possui 44 Apaes que atendem cerca de 2.100 alunos. Destas unidades, 29 possuem convênio com o Governo do Tocantins e contam com o trabalho de 1.111 profissionais da rede estadual.

 

Além das Apaes, a Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc) oferece atendimento especializado nas salas de recursos multifuncionais em 185 escolas e contam com o trabalho de 323 docentes. São 516 salas de recursos que fazem parte da educação especializada e atendem a 3.622 estudantes com deficiência, transtornos de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

 

“Além dos ônibus entregues, temos avançado no repasse dos recursos para as Apaes conveniadas e investido na formação dos profissionais que atuam na Educação Especial. Em 2017, realizamos duas formações em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Atendimento Educacional Especializado com foco na deficiência intelectual e nos Transtornos Globais do Desenvolvimento. Para este ano, teremos capacitação em  Libras, Braille e Altas Habilidades”, ressaltou.

 

Colégio Militar em Gurupi

 

Durante o evento, o governador anunciou a autorização para a implantação do Colégio da Polícia Militar em Gurupi. “Em agosto lançaremos em Gurupi o Colégio Militar. Queremos ver essa comunidade satisfeita”, concluiu Marcelo Miranda.

 

De acordo com o coronel da Polícia Militar, Marcelo Falcão Soares, a implantação do Colégio da PM em Gurupi representa “a concretização de um sonho dos gurupienses e que certamente será um grande benefício para a população estudantil assim como tem sido em Palmas, Araguaína, Arraias, Paraíso e Araguatins”, pontuou.

 

De acordo com a diretora regional de Educação de Gurupi, Nilcéia Francisco Costa Camargo, o próximo passo será a complementação dos estudos acerca da demanda dos estudantes e demais providências necessárias para a instalação do Colégio da Polícia Militar no segundo semestre de 2018.

Sair da versão mobile